Atuação feminina é destaque em solenidade de compromisso

Data e Hora: 22/03/2018 14:03:50

Emoção foi a palavra que definiu a solenidade de compromisso de 96 novos advogados e advogadas na noite desta quarta-feira (21). O evento ocorreu no auditório da OAB-PI e reuniu a diretoria da instituição, bem como conselheiros, integrantes das comissões temáticas, familiares e amigos dos compromissandos da noite.

Além do compromisso legal dos novos advogados, a noite foi marcada por uma homenagem às conselheiras seccionais da OAB-PI, representantes femininas na gestão da instituição. A comemoração fez alusão ao mês da mulher, que refletiu a importância da luta para a igualdade de gênero. “Muito obrigada pela manifestação e homenagem às mulheres advogadas. Quero lembrar que nós, advogadas, estamos celebrando durante todo mês para lembrar a figura essencial da mulher no Direito”, agradeceu a conselheira seccional Conceição Vasconcelos, representando também as 20 colegas homenageadas.

O compromisso legal foi feito pela advogada Maria Francysnalda Oliveira Dourado, repetido pelos colegas de pé e com o braço direito estendido em sinal de respeito. A oração foi feita pela advogada Andressa Melo Machado. “Vivemos em sociedade e necessitamos de apoio mútuo, por isso queremos agradecer por cada pessoa que nos acompanhou nessa jornada”, disse.

A conselheira federal e presidente das Comissões Nacional e Seccional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, falou da inclusão das mulheres nas atividades gestoras da OAB, ressaltando o papel da atuação das conselheiras e mulheres dirigentes que passaram pela instituição. “Celebramos hoje a inclusão e o respeito. Sigam o caminho da ética. Digam não à corrupção e sim para a verdade e para os respeitos aos colegas. São esses valores que a nossa sociedade precisa conservar”, orientou Eduarda Mourão.

Parabenizando os novos colegas, a diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes, afirmou que a OAB é uma instituição inclusiva e representativa da advocacia e dos interesses sociais. “Nós somos a casa da cidadania, recebemos os advogados, mas recebemos também os cidadãos representados por vocês. Somos uma casa inclusiva. Quero parabenizar os familiares e a todos vocês que demonstraram garra e venceram esta etapa. Agradeço pela homenagem às mulheres e os convido que participem das atividades e conheçam os serviços oferecidos pela OAB através da CAAPI e da ESA-Piauí”, finalizou.

Em sua fala, a secretária-adjunta da OAB-PI, Élida Franklin, enalteceu a figura histórica de Esperança Garcia, intitulada pela instituição como primeira advogada piauiense. “Esperança viveu na segunda metade do séc. XVIII na região de Oeiras. Negra. Escravizada. Nessa situação de opressão, ela ousou e revolucionou o seu tempo e redigiu um documento, considerado o primeiro Habeas Corpus apresentado por uma mulher, compadecendo-se da dor da família e colegas que viviam os maus tratos na condição de escravos no Estado. 247 anos depois de escrita a carta, a OAB-PI fez esse reconhecimento que resgata a história e implica na necessária mudança de realidade que precisamos transformar. Essa mudança requer um engajamento decidido de homens e mulheres juntos para construir uma democracia material, não apenas formal”, motivou.

Seguindo o momento festivo, o secretário geral da OAB-PI, Leonardo Carvalho, ressaltou a importância da solenidade de compromisso de novos advogados, que segundo ele, sempre é motivo de incentivo no trabalho da Ordem. “Serei breve nas minhas palavras, mas quero falar porque assim impulsiona o meu coração. Toda e qualquer homenagem feita às mulheres não é suficiente para compensar o merecimento que elas precisam. Eu tenho orgulho de fazer parte desse momento, é a solenidade mais importante da Ordem, nos enche de esperança, inspiração e energia”, disse Leonardo.

Foram homenageadas as conselheiras seccionais Conceição Vasconcelos, Ducília Porto Rosa, Maria da Conceição Carcará, Maria Dalva Fernandes Monteiro, Maria Fernanda Brito do Amaral, Martha Fernanda Oliveira e Roberta Oliveira, a diretora da ESA, Naiara Moraes, a conselheira federal Eduarda Mourão e a diretora Élida Franklin.

Registrou-se a presença do diretor tesoureiro da OAB-PI, Lucimar Santos Filho; do presidente da CAAPI, Rafael Orsano; dos conselheiros federais Cláudia Paranaguá, Celso Barros Neto, Robertônio Pessoa e Chico Couto.