Ato solidário de apoio à coordenadora geral do MIQCB em São João do Arraial

Data e Hora: 16/03/2018 09:03:27

Neste sábado (17), São João do Arraial, 240 km de Teresina (PI), será palco de um ato solidário no combate à violência, principalmente, contra a Mulher. Representantes de mais de 15 instituições confirmaram presença. O protesto será também contra os conflitos pelo território que tem como principais vítimas os povos e comunidades tradicionais. O último atentado foi contra a vida da coordenadora geral do Movimento das Quebradeiras de Coco do Brasil (MIQCB), Francisca Nascimento.

A concentração acontece a partir das 9h da manhã na praça central do município. Entre as organizações que já confirmaram presença estão o Conselho do Território, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Secretaria de Planejamento, entre outras.

No dia 03 de março, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Francisca Nascimento sofreu uma tentativa de homicídio em São João do Arraial, no Piauí. Mais de uma centena de instituições encaminharam e assinaram Notas de Solidariedade à coordenadora geral do MIQCB.

O ato solidário demonstra a união de todos aqueles que atuam em prol  do bem viver. As instituições que apoiaram o MIQCB, assim como o próprio movimento, representam uma sociedade politicamente ativa. Atuam de maneira organizada e solidária, compartilham vivências, conhecimentos e combatem, principalmente, a desigualdade social, grande impulsionador da segregação social, cultural e econômica. Elas são responsáveis em produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado.  “O MIQCB saiu fortalecido, eu sai fortalecida. Ninguém avança sozinho, precisamos uns dos outros, auxiliando-nos mutuamente. Agradeço a todos por este ato solidário”, enfatizou Francisca Nascimento.

Programação Ato Solidário – São João do Arraial

8h - Concentração na praça dos Cocais- Café solidário

9h - Mística de abertura

9h30 - Abertura oficial explicando o objetivo do Ato.

10h - Leitura da Carta denunciando violências na reunião

11h - Fala das autoridades presentes com encaminhamentos.