Visita de Formandos de Direito é marcada por homenagens na OAB-PI

Data e Hora: 14/03/2018 14:03:51

Na manhã desta quarta-feira (14), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, foi contemplada com a visita de formandos do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Camillo Filho (ICF). A solenidade aconteceu no Auditório da Instituição, onde os formandos foram recepcionados pelos dirigentes da Casa.

Durante a solenidade, o presidente e o vice-presidente da OAB-PI, Chico Lucas e Lucas Villa, respectivamente, entregaram a placa de homenagem aos pais, in memoriam, do estudante de Direito Lacordeles Nunes Filho, que faleceu em janeiro deste ano após um acidente, no Litoral do Estado. Lacordeles havia logrado êxito no Exame de Ordem e receberia sua carteira profissional da OAB-PI.

“Hoje realizamos essa homenagem, eternizando a imagem e o legado deixado pelo filho de vocês. Tenho a certeza que agora ele está aqui presente de alma e será um anjo que conduzirá a vida de cada um de vocês”, declarou o presidente Chico Lucas.

Agradecendo a homenagem, a mãe Ana Lúcia Campelo relembrou a história do filho e o que ele representa para a família.  “Ele fez verdadeiros amigos desde a infância. O meu filho era incrível em tudo que fazia. E como ele, os amigos dele também são. Ganhei novos filhos. Obrigada por estarem conosco, dando força e apoio”, disse.

O orador da Turma “Professor Regina Coelli batista de Moura Carvalho” da UFPI, Oscar Lucas Monteiro Araújo, falou dos sentimentos de emoção e gratidão pela conquista alcançada durante os anos do curso. “Estamos estabelecendo um vínculo para o resto de nossas vidas como operadores do Direito”, disse o orador aos colegas formandos.

A oradora da Turma “Lacordeles Nunes Filho” do ICF, Yasmin Leal Portela Barbosa, ressaltou a importância do conhecimento, mas acima de tudo a humildade no exercício profissional. “Falta sensibilidade e humanidade de olhar o próximo com amor, algo simples, mas escasso. Nada está perdido, acreditemos nesse propósito”, incentivou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Rafael Orsano, fez o discurso de acolhida, desejando sucesso e ética ao longo do exercício profissional. “Nesse momento, o coração é quem deve falar mais alto. Nem sempre é possível descrever o sentimento que se passa, por isso, a mensagem que passo é para que sigam sempre os caminhos da ética”, disse Rafael Orsano.

Também prestigiaram a solenidade o membro honorário vitalício da OAB-PI, Álvaro Mota; o conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto; a diretora geral da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), Naiara Moraes; o membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização dos Advogados, Diego Almeida; a representante da Comissão de Defesa das prerrogativas dos Advogados da OAB-PI Adélia Dantas; o paraninfo da Turma da UFPI, Éfrem Paulo, e o professor Mestre da Turma da UFPI, Berto Igor Caballero.