Novos advogados firmam compromisso em Picos/PI

Data e Hora: 08/03/2018 15:03:26

Em noite festiva, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, acolheu os mais novos advogados e advogadas inscritos no quadros da instituição na noite desta quarta-feira (7), realizado pela Subseção de Picos/PI. A solenidade aconteceu no Auditório “Coelho Rodrigues”, no Clube dos Advogados da Subseção e foi conduzida pelo presidente da OAB-PI, Chico Lucas, demais dirigentes, conselheiros e membros de comissões temáticas.

Os novos profissionais foram acolhidos pelas palavras do presidente Chico Lucas, que explicou aos colegas a simbologia da solenidade de compromisso. “A solenidade tem um caráter histórico e foi pensada para que cada um de vocês assuma um compromisso público com a Ordem e com a nossa sociedade, diante dos familiares e amigos. Por isso, façam esse juramento com verdade e em voz alta”, motivou o presidente.

O compromisso legal foi lido na tribuna pelo advogado Alcenor Lopes Martins e repetido pelos demais compromissandos, todos de pé e braço direito estendidos em sinal de disposição e honra ao juramento defendendo o Estado Democrático de Direito. Os profissionais prometeram “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

A oradora foi a advogada Iana Cristina de Carvalho e Silva, que em seu discurso ressaltou o papel do advogado em tempos de crise e destacou a importância dos familiares e amigos para a conquista alcançada.

Parabenizando os novos advogados, o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, desejou sucesso profissional, destacou o valor da ética para a profissão e fez o convite para que conheçam e integrem as atividades da OAB. “Vocês devem, a partir de agora, experimentarem e entenderem a profissão da advocacia, pois vocês vão defender e zelar pelo direito do cidadão, sempre pautados na ética. Em momentos difíceis, a advocacia deve estar unida, e a advocacia unida é que faz a OAB”, declarou Lucas Villa.

O presidente da Subseção de Picos, Frank Sinatra, destacou em sua fala a importância da participação efetiva das mulheres na OAB, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. “A defesa das mulheres passa pela defesa das prerrogativas advocatícias. Vocês irão compreender que esta liberdade não é luta corporativa, é a defesa do direito do cidadão: a liberdade, a propriedade e a livre expressão de todos”, afirmou.

Os novos advogados ouviram ainda as palavras do conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto, que destacou a representatividade da Ordem perante a sociedade brasileira e piauiense. A ética e confiança entre advogado e cliente também marcaram seu discurso.

Para finalizar a solenidade, Chico Lucas reiterou as falas dos colegas e lembrou aos advogados para que sejam corajosos e busquem qualificação. Ao término, os novos advogados e advogadas receberam a identidade profissional e a carteira da CAAPI.

Registrou-se a presença ainda dos demais integrantes da diretoria da Subseção de Picos: o vice-presidente, Kléber Alves de Sousa; o secretário geral, Alexandre Maia; a secretária adjunta, Maria de Paz Bezerra e a tesoureira Edna Maria de Sousa. Além do integrante da Comissão Nacional de Sociedades, Rafael Neiva e do integrante da Comissão de Direito Previdenciário, José Ortiga de Sá.