CDH discute projetos para 2018

Data e Hora: 07/02/2018 12:02:10

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB-PI recebeu a coordenadora do Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos – NUPIDH da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professora e analista judiciária Esther Castelo Branco, na tarde desta terça-feira (6). O encontro aconteceu na Sala das Comissões, sede da OAB, e oportunizou o debate sobre os projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano em 2018 em parceria com o NUPIDH.

Dentre as pautas discutidas, a CDH pretende organizar ações e projetos que viabilizem o atendimento na sede do NUPIDH, localizada no Campus Poeta Torquato Neto, da UESPI em Teresina/PI. Um desses projetos pretende abordar a saúde mental e a Audiência de Custódia. “É uma parceria que está apenas começando, mas que terá muitos frutos. A reunião foi propositiva, pois aqui pudemos traçar metas e objetivos para o ano”, esclareceu Esther Castelo Branco.

O Núcleo promove serviços de atendimento a seguridade e a promoção dos direitos humanos. “São dois espaços de cidadania, a OAB e a UESPI, que unindo esforços atenderão a comunidade em vista da consolidação dos direitos humanos da constituição federal”, afirmou o presidente da CDH, Marcelo Mascarenhas.

Em 2018, a CDH pretende ainda lançar uma nova ferramenta de denúncia e registros de violações aos direitos humanos através da uma plataforma digital e pela página da OAB-PI na internet. O objetivo é de facilitar que as pessoas denunciem os abusos sofridos e se aproximem da Ordem para esclarecimento e apoio jurídico nesses casos. “Além disso, é necessário ampliar a conscientização sobre a importância do conhecimento e respeito aos direitos humanos através dos eventos que serão realizados, como palestras e roda de diálogos. A CDH fará ações de promoção da educação em instituições de ensino, escolas e faculdades”, disse a secretária adjunta da comissão, Angélica Coelho.

Estiveram presentes na reunião o presidente da CDH, Marcelo Mascarenhas; a secretária adjunta Angélica Coelho e os integrantes: Joanny Patrícia Cardoso, Eryberto Cyro Paiva, Walquíria Val Nunes, Teresa Galvão, José Rocha, Francisco França Silva, Nayara Venâncio e o estudante Dimas Leandro. Além da secretária do NUPIDH, Cris Andreia.