Novos advogados firmam compromisso junto à OAB-PI

Data e Hora: 31/01/2018 10:01:28

Em noite festiva, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, recebeu 92 novos advogados e advogadas na cerimônia de compromisso profissional nesta terça-feira (30). A solenidade aconteceu no Auditório da Instituição e foi conduzida pelos dirigentes, conselheiros e membros das comissões temáticas da seccional.
Em seus primeiros momentos com os nomes inscritos nos quadros da OAB-PI, os compromissandos ouviram as palavras do presidente da Instituição, Chico Lucas, que abriu a solenidade desejando sucesso e reforçou sobre o papel da Ordem na defesa das prerrogativas profissionais.
“Ética, qualificação e coragem. Esses três preceitos são imprescindíveis para ser advogado. O caminho para o sucesso profissional é longo. É preciso carregar valores, buscar qualificação contínua e estudar com profundidade as matérias da atuação escolhida, ter como meta a excelência para garantir o melhor trabalho aos seus constituintes. Os desafios são muitos, por isso não esqueçam de serem corajosos”, disse Chico Lucas.
O compromisso legal foi lido na tribuna pela advogada Iana Brena Melo Soares e repetido pelos demais compromissandos, todos de pé e braço direito estendidos em sinal de disposição e honra ao juramento defendendo o Estado Democrático de Direito. A oradora da turma foi a advogada Ana Carolina Feitosa Parente, que em seu discurso falou sobre a gratidão e ressaltou a importância dos familiares e amigos para a conquista alcançada.
A cerimônia contou com a presença especial do advogado João José Bastos Lapa, que falou aos novos advogados sobre o histórico da OAB-PI através da sua experiência e dos registros pessoais quando foi repórter dos jornais do “Comércio”, Jornal do Piauí e nas rádios Pioneira e Difusora.
O secretário geral do Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA), Germano Coelho, frisou sobre a importância dos valores éticos no exercício profissional. Para ajudar os novos advogados e advogadas, o CEJA lançou, em 2017, o Manual da Jovem Advocacia, que tem como objetivo deliberar pautas em prol dos profissionais em início de carreira. “Não temos que perseguir o caminho mais fácil, mas sim o correto. É preciso resgatar a ética da advocacia, a solenidade de compromisso sempre renova em nós a esperança de que os mais jovens carreguem os valores que devem acompanhar a nossa profissão”, afirmou Germano.
Representando a Subseção da OAB em Barras/PI e demais subseções, o advogado Bruno Lages falou pela advocacia militante do interior do Piauí, uma vez que dentre os compromissandos estavam advogados naturais de fora da capital. O advogado, atualmente vice-presidente da Comissão de Direito do Trânsito, convocou os novos colegas a conhecerem e integrarem as atividades da OAB através da atuação das comissões temáticas, por exemplo.
Para terminar a cerimônia, os advogados e advogadas receberam a carteira de identidade profissional da OAB-PI e da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), que procedeu por chamada nominal.
Participaram da solenidade na mesa de honra o presidente e o vice-presidente da OAB-PI, Chico Lucas e Lucas Villa, respectivamente; o diretor tesoureiro da OAB-PI, Lucimar Santos Filho; a secretária adjunta Élida Franklin; o advogado João José Lapa; o conselheiro federal Celso Barros Neto; o membro honorário vitalício da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho; o presidente da CAAPI, Rafael Orsano; a diretora da ESA-Piauí, Naiara Moraes; o secretário geral do CEJA-PI, Germano Coelho; o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas, Haroldo Vasconcelos; o diretor geral do NAAD, Talmy Tércio; o presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-PI, Michel Saldanha; o vice-presidente da Comissão de Direito do Trânsito, Bruno Lages; o presidente da Comissão de Energias Renováveis da OAB-PI, Tiago Amorim; o integrante da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados, Rafael Neiva; o secretário geral da Comissão da OAB na Universidade, Luciano Santos; a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Roberta Oliveira e o integrante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, Gustavo Rodrigues.