Treinamento de Sistemas capacita advogados no Piauí

Data e Hora: 25/01/2018 16:01:25

A virtualização dos processos já é a realidade da justiça brasileira e, com o passar do tempo, eliminará o tradicional processo judicial físico. A otimização da rotina dos atores processuais, a eliminação da morosidade da prestação jurisdicional e maior oferta de acesso à justiça aos cidadãos brasileiros são as principais vantagens da jurisdição no meio virtual.

Atenta ao atual cenário de migração dos processos do meio físico para o eletrônico, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA-Piauí) e das Comissões de Direito Eletrônico e Informática, está realizando o Treinamento de Sistemas em todo o Estado, que visa orientar a advocacia piauiense sobre a utilização dos sistemas: Escritório Digital, INSS Digital com ênfase no cadastramento, treinamento e inserções de requerimentos administrativos, Processo Judicial eletrônico (PJe) e Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificado (SEEU).

Somente em janeiro deste ano, 12 municípios foram contemplados com a realização do treinamento para advogados. Entre os dias 10 e 12, o treinamento foi realizado em Pio IX e Corrente; 15 a 19 em Uruçuí, Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e São João do Piauí e entre os dias 22 a 26 de janeiro em Água Branca, Valença, Pedro II, Barras e Esperantina.

O presidente da Comissão de Informática da OAB-PI, Tarso Neto, é um dos ministrantes do treinamento e pontuou sobre a necessidade do conhecimento digital para o exercício da advocacia moderna. “O curso possibilita esclarecer as principais dúvidas dos sistemas, que fazem parte do cotidiano atual dos profissionais”, afirmou.

Para o presidente da Comissão de Informática da OAB/Parnaíba, Robson Aragão, a interiorização do treinamento é uma iniciava importante feita pela Ordem. “O projeto faz parte da ação de interiorização das ações da ESA-Piauí. É notória a participação da advocacia e até de profissionais de outras carreiras jurídicas e acadêmicos de Direito”, ponderou o advogado, também ministrante do treinamento.

O Direito tem acompanhado a evolução da informática para aplicar a informática em benefício do ordenamento jurídico, otimizando os processos judiciais por meios eletrônicos. “A adoção da informatização, da comunicação dos atos processuais e do processo eletrônico, previstos na nova legislação, introduz impactos significativos nos processos, nas atribuições dos envolvidos, na carga de trabalho, nas atividades, no funcionamento, na rotina, nas instalações físicas, no atendimento, entre outros, no Poder Judiciário Brasileiro. A discussão é pertinente e a OAB continuará esclarecendo e auxiliando os advogados do Estado através de novos treinamentos já previstos”, concluiu o presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB-PI, Alan Carvalho.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da OAB-PI, Francisco Castro, e a coordenadora da Secretaria Geral da Seccional, Caroline Viveiros, também são ministrantes do treinamento.

Para contemplar permanentemente os profissionais que residem em Teresina, a CAAPI está oferecendo em sua sede, através do Centro de Inclusão Digital (CID), turmas semanais de PJe (terça e quinta-feira, das 14h às 18h) e INSS Digital (segunda e quarta-feira, das 14h às 18h). As inscrições são feitas na sede da Caixa de Assistência, situada ao lado da OAB-PI. O advogado deve estar munido das carteiras da CAAPI e OAB/PI e pagar uma taxa de R$40,00, que já inclui material didático. As vagas são limitadas e não podem ser reservadas.