OAB-PI e CAAPI recebem homenagem do Hemopi

  Data e Hora: 27/11/2017 14:11:29

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Promoção da Cidadania (CPC), e a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) foram homenageados, na última sexta-feira (24), pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). A solenidade fez parte da celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, e visou homenagear os doadores com mais de 40 doações e que tenham doado sangue em 2017, entre parceiros de coleta interna e externa, além de aniversariantes do Hemocentro neste ano.

“O objetivo é fazer com que mais pessoas tenham a doação de sangue como um hábito, não apenas em datas específicas ou quando conhecem alguém que necessita de transfusão, além de homenagear quem já doou e esteve conosco em todas as dificuldades. Queremos também alertar para a importância de manter o estoque regular para atender a demanda do Natal e Ano Novo que se aproximam”, afirma o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho.

Sendo o único banco de sangue do Estado, o Hemopi tem capacidade para atender até 200 doares por dia e acumula o importante papel de abastecer todos os hospitais da rede pública e privada.

“Nos deixa muito felizes estar entre os homenageados pelo Hemopi, pois sabemos da importância de um Hemocentro abastecimento e pronto para atender a população. Ao longo deste ano, a OAB-PI, em especial a CPC, buscou contribuir através de parcerias e campanha conjunta com o Hemopi e a CAAPI para abastecer os estoques de sangue do Estado”, avaliou a presidente da CPC, Nailma Freitas.

Também participaram da Comissão, as coordenadoras do Núcleo de Doação de Sangue, Tamyres Bona e Rafaella Lucchesi.

 

Quem pode doar sangue

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 69 anos. Também podem doar os jovens de 16 e 17 anos, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.

É importante lembrar de que não é necessário doar sangue em jejum. A recomendação é fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; e evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias