Advogados de Campo Maior participam de capacitação

  Data e Hora: 23/11/2017 14:11:27

Foi realizado, na tarde dessa quarta-feira (22), o Treinamento de Sistemas na Subseção da OAB em Campo Maior. Os profissionais foram habilitados para utilizar o INSS Digital, Escritório Digital, Processo Judicial eletrônico (PJe) e Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificado (SEEU), ministrado pela Coordenadora da Secretaria da OAB-PI, Caroline Vieiros, e pelo Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Francisco Castro.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, explicou que o INSS Digital é uma plataforma simples, desenvolvida através de um convênio firmado entre a OAB e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “As agências do INSS estão passando por um processo de perda de funcionários. Se vocês perceberem, a maior parte dos servidores do INSS são pessoas que já estão em vias de se aposentar. Então o INSS, percebendo isso e tendo dificuldade de repor o número de servidores, está procurando investir em tecnologia”, disse.

O Piauí é o quarto Estado da federação a aderir a esse convênio, que vai permitir que os advogados possam fazer os pedidos de benefício pela internet, tirando a necessidade de se deslocar até as agência do INSS. “O advogado não precisará ir mais para as agência do INSS nos procedimentos que exigem apenas prova documental, como aposentadoria rural, auxílio maternidade, auxílio reclusão, extrato de cópia de processo, informações sobre empréstimos consignados Esse procedimentos vão ser feitos pelo INSS Digital”, completou Chico Lucas, destacando que a ferramenta é facultativa, e que facilitará a vida do advogado.

Wilson Spíndola, presidente da Subseção da OAB em Campo Maior, agradeceu a presença dos advogados da Subseção e destacou que o treinamento é importante para que os advogados possam se inserir nessa nova fase do judiciário, com a virtualização dos procedimentos. “Percebemos no dia a dia muitas dúvidas em relação ao PJe, ao Escritório Digital e, por último, o INSS Digital, que muitos advogados estão curiosos para saber como funciona”, finalizou.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias