CEJA se reúne com diretoria da OAB e discute reajuste da anuidade de 2018

Data e Hora: 22/11/2017 11:11:15

O Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) da OAB-PI, em sessão ordinária na noite dessa terça-feira (22), discutiu com o diretor financeiro da Seccional, Lucimar Santos Filho, e o conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto sobre o indicativo de reajuste da anuidade para o exercício de 2018.

Segundo o presidente do CEJA, Pedro Costa, a reunião foi importante para apresentar aos conselheiros jovens os dados que justificam o reajuste de 13% da anuidade para o próximo ano. “Assim que tivemos conhecimento sobre o indicativo de reajuste da anuidade da OAB/PI buscamos a Diretoria e requeremos que o diretor financeiro, Dr. Lucimar, se fizesse presente na sessão ordinária para entendermos quais os motivos que justificam a necessidade do reajuste, quais os impactos para os jovens advogados e quais medidas poderemos adotar para compensar o iminente aumento”, comentou ao sugerir à Diretoria a possibilidade de pagamento da anuidade com desconto no cartão de crédito.

Também foram discutidos os principais problemas e soluções para o exercício da advocacia nos Juizados Especial, uma vez que os jovens advogados possuem forte atuação nessa área. Segundo Pedro Costa, o Conselho Jovem decidiu criar uma comissão especial para buscar estratégias de obtenção de informações, além de soluções. Para isso, será utilizado o sistema Gestão Participativa, assim como realizada uma audiência pública para ampliar o debate com a classe advocatícia.

“Em virtude de os jovens advogados atuarem de forma expressiva nos Juizados Especiais do Estado do Piauí, o Conselho Jovem juntamente com a Comissão de Relacionamento com o Poder Judiciário e com todos as advogadas e advogados interessados na causa, não medirão esforços para a identificação dos problemas e apontamento das respectivas soluções, bem como executar as medidas que se fizerem necessárias para que os Juizados Especiais funcionem de forma mais eficiente, de maneira a garantir a celeridade e, por consequência, o acesso à justiça”, garantiu Pedro Costa.

O presidente da Comissão de Relação com Poder Judiciário, Einstein Sepúlveda, e a vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Nóelia Sampaio, também participaram da sessão e trouxeram dados para subsidiar o Conselho Jovem nessas pautas.