OAB-PI sediará II Colóquio de Posvenção ao Suicídio

  Data e Hora: 17/11/2017 08:11:39

Nesta sexta-feira (17), das 18h30 às 22h, a OAB-PI sediará o II Colóquio Piauiense de Posvenção ao Suicídio. Direcionado aos enlutados pelo suicídio, o evento é gratuito e será aberto ao público com o objetivo de discutir a posvenção como forma de prevenir novos casos. O colóquio é uma realização da Comissão de Promoção da Cidadania (CPC), através do Núcleo de Prevenção ao Suicídio, do Conselho Regional de Psicologia do Piauí (CRP-21) e do Centro Débora Mesquita (CDM). 

O luto do suicídio descreve o período de ajustamento a uma morte por suicídio que é experimentado por membros da família, amigos, colegas de trabalho e pessoas vinculadas a quem morreu. “Sem ajuda apropriada, sobreviventes, especialmente crianças, podem passar por um luto traumático e complicado. A posvenção objetiva minimizar o risco de comportamento suicida nos enlutados por suicídio através do suporte e assistência”, explica a coordenadora do Núcleo de Prevenção ao Suicídio da OAB-PI, Sabrina Araújo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza que aconteça um milhão de suicídios por ano em todo mundo. O número é agravado ao observar que para cada suicídio há, em média, cinco a seis pessoas próximas às vítimas que sofrem intensas consequências emocionais, sociais e econômicas. Há estudos que lidam com até 50 afetados pelo suicídio. A realização do II Colóquio de Posvenção ao Suicídio faz alusão ao Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio, 18 de novembro.  

O evento terá como palestrante a psicóloga clínica Vivian Zicker (MG), graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Psicoterapias Cognitivas pela UFMG. Integrante e secretária no Brasil da Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (ASULAC) e da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS), atualmente faz parte da coordenação do Grupo de Apoio a Enlutados por Suicídio da UFMG (GAES).


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias