Projeto da OAB-PI promove conscientização de alunos em escolas públicas

  Data e Hora: 26/10/2017 14:10:20

A OAB-PI por meio da Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV), juntamente com a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CDDCA), realizou nesta quarta-feira (24) o "Projeto Girassol - ECA vai à Escola", que visou explanar os principais temas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu às 19 horas, na U. E. do Ensino Médio Santa Teresa, situado na zona rural do povoado Santa Teresa, em Teresina.

O projeto visa proporcionar a devida compreensão quanto à aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no ambiente escolar, ao passo em que busca também desmitificar e combater preconceitos que prejudicam seu entendimento, finalidade e importância e tem público-alvo alunos, professores, pais e responsáveis de instituições de ensino da rede pública e privada.

Sobre o Projeto, a presidente da CAVV, Alba Vilanova, frisou que a intenção da Ordem, por meio da integração das comissões, é promover ações socioeducativas por meio de encontros e palestras que visam esclarecer assuntos entorno do dia a dia das crianças e dos adolescestes. “Além de levar o conhecimento aos jovens, precisamos também trabalhar com a capacitação de pais e professores, que também são responsáveis pela educação dos mesmos”, declarou.

"Essa é uma forma de levar às comunidades assuntos pertinentes no que diz respeito ao ECA de uma forma mais ampla. Percebemos a boa recepção e curiosidade dos alunos e reconhecemos o valor de iniciativas como essa", informou a integrante da CDDCA Sheva Costa, que palestrou sobre o ECA, tipos de drogas líricas e ilícitas, violência verbal, física e psicológica, medidas sócio educativas, atos infracionais. Atos de indisciplina na escola, como identificar atos de violência na família, na rua e nas escolas.

A presidente da CDDCA, Claudia Martins, ressaltou ainda que o ECA nas Escolas incentive a reflexão crítica sobre o conteúdo, assim como das responsabilidades e compromissos dos envolvidos, direta ou indiretamente no processo socioeducativo nas implicações na prática pedagógica docente. De acordo com as Comissões Temáticas, o projeto visitará ainda outras turmas da mesma Escola.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias