Condutores receberam orientações sobre violência no trânsito

Data e Hora: 25/09/2017 12:09:04

Encerrando a Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro, a Comissão de Direito do Trânsito (CDT) da OAB-PI, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) e outros órgãos, realizaram na manhã desta segunda-feira (25), em frente à sede da PRF em Teresina, uma ação educativa alertando condutores sobre os acidentes no trânsito.

“A Ordem, em conjunto com as instituições parceiras, está aqui para conscientizar a população e mostrar a importância de se respeitar as leis de trânsito, em especial para que respeitem as vagas das pessoas com deficiência e idosos”, declarou o presidente da CDT, Carlos Terto.

A ação educativa se deu pela abordagem de condutores de automóveis e motociclistas, panfletagem e esclarecimentos sobre a Semana Nacional de Trânsito. De acordo com a gerente da STRANS, Samira Mota, a Semana foi um período de diversas atividades, com ações integradas das instituições parceiras.

“Este foi um período cheio de atividades com todos os órgãos do sistema nacional de trânsito, chamando a população para se conscientizar diante de tantos acidentes graves. Portanto, nós só pedimos à população que respeite as leis, que seja mais prudente para preservar vidas e para que possamos ter um trânsito mais seguro”, defendeu.

Para o inspetor da PRF, Isaias Segundo, as ações educativas devem ser implementadas durante todo o ano, através de ações educativas e de fiscalização.

“A sociedade precisa refletir até que ponto ela ainda suporta tanta morte e violência no trânsito. Nós temos números que são divulgados anualmente de vítimas de acidentes pelo DNATRAN e pelo Ministério da Saúde”, destacou o inspetor, revelando que morrem de 43 a 44 mil pessoas vítimas de violência de trânsito.

Também participaram da ação educativa, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), a Polícia Militar (PM), a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), o Samu e o SEST/SENAT.