Caravana das Prerrogativas elogia respeito entre profissionais na Comarca de Picos

Data e Hora: 22/09/2017 17:09:34

Dando continuidade à Caravana Estadual das Prerrogativas 2017, a OAB-PI, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados (CDPA), visitou as instalações judiciárias da Comarca de Picos, ouvindo os advogados locais. A ação teve como integrantes, dirigentes da Ordem, conselheiros federais e representantes das Comissões Temáticas.

Delegacias, penitenciária, Fórum Central, Juizado Especial, Ministério Público e a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram visitados pela Caravana, onde a Comitiva se reuniu com magistrados, servidores, delegados regionais e agentes penitenciários.

Os advogados que militam na região relataram o bom convívio com os juízes, delegados e os agentes. Dentre as reclamações, a falta de servidores e de estrutura foi unânime que, segundo eles, prejudica diretamente no exercício profissional da advocacia e da boa prestação jurisdicional.

Com o intuito de fortalecer os laços entre as instituições, a ação ouviu as demandas por parte da advocacia local e dos demais operadores do Direito. “Conhecer de perto os maiores gargalos enfrentados pela advocacia local é o nosso maior objetivo, no entanto pudemos perceber a existência da boa relação entre os profissionais e o trabalho que vem sendo desenvolvidos por eles. Sabemos que esse é o caminho para que a Justiça aconteça de forma célere e eficaz, sobretudo para o respeito mútuo entre os profissionais”, informou a presidente da CDPA, Roberta Oliveira.

Ao visitarem as instalações da Penitenciária de Picos, os representantes da Ordem constataram o adequado atendimento por parte dos agentes penitenciários e a boa gestão do diretor Sinval Hipólito que, em reunião, apresentou sua coordenação sob disciplina rígida com os detentos.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, elogiou o empenho dos agentes penitenciários e do diretor, que prezam pelo bom funcionamento do local, sobretudo pelo atendimento aos advogados. “Ter essa relação de respeito, por meio de diálogos com os advogados, reflete diretamente na celeridade dos trabalhos desempenhados por ambos. A Ordem sempre preza pelo bom convívio entre os profissionais e se coloca à disposição para também ouvir as demandas e encaminhá-las aos órgãos competentes”, disse.

Em seguida, a Caravana conheceu as instalações do Fórum Central, onde percorreram as 3ª, 4ª e 5ª Varas e se reuniram com os magistrados e servidores. As Promotorias e o Juizado Especial também receberam as visitas dos advogados. Ao visitaram a sede da Delegacia da Polícia Civil, a Comitiva foi recepcionada pelos delegados Jonatas Brasil e Agenor Ferreira, que se colocaram à disposição para o bom desempenho das funções dos profissionais.

Por fim, a Comitiva da Ordem se dirigiram à Sede do INSS, onde estiveram reunidos com a gerente Iracema Moura. Na ocasião, os representes da Ordem solicitaram maior urbanidade por parte dos servidores e o respeito às prerrogativas profissionais, como o acesso dos advogados às perícias médicas.

Segundo o conselheiro federal Celso Barros, o Poder Judiciário da região de Picos melhorará de forma considerável com a inauguração do novo Fórum, em contrapartida, ainda há muito que se fazer como maior eficiência do Sistema PJe e qualificação dos servidores. “As instituições precisam caminha lado a lado para lutar por melhorias do nosso Judiciário. Apenas com o aprimoramento da estruturação da Justiça local é que todos nós, inclusive a sociedade, teremos a prestação jurisdicional necessária para a nossa realidade”, afirmou.

Elogiando a ação, o presidente da Subseção da OAB em Picos, Frank Bezerra ressaltou que a presente da Comitiva da Ordem auxilia no fortalecimento da advocacia local. “Ter a Seccional irmanada com a Subseção e os advogados locais engrandece ainda mais a nossa luta pelo respeito às nossas prerrogativas e o bom diálogo entre as instituições que forma o Poder Judiciário”, finalizou.

Registrou-se a presença do conselheiro federal da OAB Celso Barros Netos; do representante da Comissão Nacional das Prerrogativas Diego Almeida; do secretário geral e da secretária geral adjunta da CDPA, Diógenes Melo e Aurilene Barbosa; dos integrantes das CDPA Lucas Ribeiro e Ítalo Vasconcelos; do presidente e do membro da Subcomissão das Prerrogativas, Maurício Macêdo e Felipe Rodrigues, respectivamente, e de advogados que militam na região.