OAB-PI palestra sobre suicídio na UBS do bairro Poti Velho

  Data e Hora: 21/09/2017 12:09:50

Em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, denominado Setembro Amarelo, a Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV) juntamente com a Comissão de Promoção da Cidadania (CPC) da OAB-PI ministraram palestra, nesta quinta-feira (21), na Unidade de Básica de Saúde (UBS) do bairro Poti Velho, zona norte da capital Teresina, alertando sobre a importância de se debater a temática em sociedade.

A ação contou com a participação de profissionais da saúde como médicos e acadêmicos de medicina, que esclareceram sobre as causas da doença e como identificar os principais sintomas.

“Muito embora o Brasil não ocupe os primeiros lugares no ranking mundial. O suicídio em nossa capital é uma verdadeira questão de saúde, haja vista que ocupamos os primeiros lugares entre as capitais brasileiras”, declarou a presidente da CAVV, Sabrina Araújo.

De acordo com a advogada, em números absolutos, Teresina ocupa o segundo lugar dentre as capitais do país. Já entre a faixa de 15 a 29 anos, se incide os índices mais elevados, o Piauí ocupa o primeiro lugar. “Nós enquanto sociedade civil, representantes de instituições e do poder público devemos estar mais atentos às questões de doença mental”, frisou.

A presidente da CPC, Nailma Freitas, defendeu a capacitação dos profissionais da UBS, destacando como primeiro passo o conhecimento pelos profissionais da saúde do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio.

“Como é que podemos cobrar melhorias de estrutura e capacitação do Poder Público se não conhecemos o Plano? Então, nós enquanto OAB-PI, aliados com os profissionais de saúde, poderemos agir exigindo melhorias e a devida prestação do serviço no Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio”, disse Nailma Freitas.

A OAB-PI segue com uma programação especial durante o Setembro Amarelo, realizando palestras em comunidades, centros de saúde e unidades de ensino. Segue a programação:

No dia 14 concedeu palestra a estudantes no Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI); dia 25 (segunda-feira) participará do II Simpósio de Saúde Mental na Faculdade Estácio/CEUT com as presenças de Sabrina Araújo e Nailma Freitas; e dia 26 (terça-feira), na Igreja Matriz do Buenos Aires, zona norte de Teresina.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias