OAB-PI integra Rede de colaboração a alunos de escolas públicas

Data e Hora: 20/09/2017 18:09:42

Com intuito de formar uma Rede de colaboração Intersetorial que envolva diversas órgãos da sociedade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas (CPPD), participou na manhã desta quarta-feira (20) de reunião na  Gerência Regional de Educação (GRE), zona norte de Teresina.

O encontro reuniu ainda membros do Conselho Tutelar, do Projeto Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na pauta, foram debatidos os problemas mais comuns verificados pela Gerencia Regional, que, segundo vem sendo constatando, há um aumento do uso de substâncias psicoativas bem como de casos de suicídio na rede pública estadual.

A presidente da CPPD, Silvânia Leal, levantou a problemática do uso das drogas, avaliando que as relações familiares passam por um momento de enfraquecimento e, portanto, necessitando de ações direcionadas ao seu fortalecimento. “Todos esses problemas que estão eclodindo dentro das unidades escolares, relacionadas às drogas ou não, na verdade vêm lá do seio da família, que é a base de tudo e é de onde trazemos as nossas primeiras impressões, noções morais e éticas”, disse.

Segundo o gerente regional da 4ª GRE, professor Tarcísio Pires, o órgão é responsável por 54 escolas, sendo que 44 judiciadas e 10 voltadas ao atendimento de alunos com alguma necessidade especial e que apresentam problemas diversos, havendo a necessidade de uma Equipe Intersetorial responsável por oferecer assistência aos casos mais recorrentes, como por exemplo, problemas familiares, com drogas, bullying, dentre outros.

“Nossa intenção é criar uma Rede de colaboração composta por uma Equipe Intersetorial com diversas organizações, objetivando traçar caminhos e buscar soluções e encaminhamentos para assistir os alunos dessas escolas”, destacou o gestor.

O projeto envolveria o acompanhamento às famílias, ministração de palestras em escolas e ações inclusão social através de um trabalho preventivo e educativo aos jovens. Também participaram da reunião psicólogos e assistentes sociais, que integrarão a Rede.