CMA promove ações em Piripiri e Parnaíba

  Data e Hora: 19/09/2017 18:09:05

A Comissão da Mulher Advogada (CMA) realizou ações nos municípios de Piripiri e Parnaíba de 14 a 16 de setembro. A presidente nacional do CMA, Eduarda Mourão, e a vice-presidente estadual da CMA, Anayde Aguiar, acompanhadas da diretora da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Adelina Miranda, participaram de Ato Público sobre o enfretamento à violência doméstica, na quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Piripiri e visitaram a Faculdade Chrisfapi, onde conversaram com alunos sobre a temática.

Na sexta-feira (15), se reuniram com as vereadoras parnaibanas, Neta Castelo Branco e Fátima Camino, para a organização de um Ato Público no próximo dia 17 de outubro, em Parnaíba, e tiveram ainda um momento com advogadas e estudantes de direito, tratando sobre a valorização e os desafios da carreira. Já no sábado (17), novamente em Piripiri, entregaram ao Governador Wellington Dias o Ato Público assinado por centenas de mulheres, solicitando ao poder executivo a implantação de uma Casa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência e o aparelhamento da Delegacia das Mulheres.

De acordo com Eduarda Mourão, o papel da Comissão da Mulher Advogada é provocar a sociedade e unir forças tanto para e enfretamento a violência doméstica, quanto para a valorização e empoderamento das mesmas. “Foi uma viagem muito exitosa. É alarmante as estatísticas de violência contra a mulher nestes dois municípios e como o poder público e a sociedade não dá a estas mulheres o apoio necessário. A nossa articulação se faz necessária. Entregamos ao chefe do executivo este documento que foi elaborado em conjunto com as vereadoras do Piripiri e recebemos dele uma resposta positiva, na qual aguardaremos as providências cabíveis”, disse.

Em Parnaíba as advogadas também visitaram o Núcleo de Atendimento as Mulheres Vítima de Violência no Fórum de Parnaíba, que em 2016 recebeu 252 processos criminais de Violência Doméstica e Familiar. "Esse número apesar de chocante, pois observa-se que mais mulheres estão tendo a coragem de denunciar, ainda é pequeno diante dos inúmeros casos que estão acontecendo diariamente e que não são denunciados, em muitos casos por medo do agressor", disse Eduarda Mourão. 

A diretora da CAAPI, Adelina Miranda, destacou a união das mulheres e o importante papel da Ordem dos Advogados na articulação.  “Essa aproximação com a realidade das mulheres que vivem em outros municípios é muito importante. Precisamos cada vez mais intensificar nossas ações nas subseções. Aproveito para destacar dois momentos importantes dessa nossa viagem que foi a aproximação com a academia, na nossa visita a Chrisfapi em Piripiri e a Roda de Conversas sobre o protagonismo das mulheres, valorização e desafios da carreira”, disse.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias