OAB-PI e ESA-Piauí são homenageadas pela Alepi

Data e Hora: 19/09/2017 15:09:21

Com a presença de inúmeros advogados, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) promoveu uma sessão solene em comemoração aos 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e 20 anos da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí). A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), que é presidente da Frente Parlamentar dos Advogados na Alepi.

A Secção Piauí da OAB foi criada em 25 de abril de 1932 e teve como primeiro presidente o advogado João Osório Porfírio da Mota. Na mesma data, no ano de 1997, foi criada a ESA-Piauí, que teve como primeira reitora a advogada e ex-presidente da OAB-PI Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati.

Em sua fala, o deputado Luciano Nunes fez um resgate da história da OAB-PI, pontuando as principais trincheiras da sociedade na qual a entidade travou uma luta pública na defesa do Estado Democrático de Direito. Saudou ainda os ex-presidentes da entidade, nas pessoas dos advogados Reginaldo Furtado, Nildomar Soares e Álvaro Mota, presentes à solenidade.

“A OAB das lutas de todos, de toda a sociedade; a OAB da liberdade e do direito; a OAB que é mais que um tijolo dessa sociedade justa que tanto sonhamos; a OAB é parte indestrutível do alicerce dessa sociedade que sonhamos, queremos e ajudamos a construir”, destacou o deputado, ao afirmar que o advogado tem um papel central na defesa do Estado de Direito e da Justiça.

Álvaro Mota, presidente do Instituto dos Advogados do Piauí, entidade da qual se originou a OAB Piauí, comentou que a celebração de uma data natalícia é sempre um oportuno momento para mergulhar a alma no tempo e retirar lições que ajudem a conservar a memória das pessoas e dos fatos sociais.

“O compromisso da OAB Piauí é com a vanguarda. Então, nesse sentido, é realmente importante essa comemoração, onde se associa passado e presente. Comemorar os 85 anos de uma instituição como a OAB e comemorar os 20 anos de uma Escola Superior de Advocacia que foi responsável pela realização do primeiro mestrado em Direito em solo piauiense é mirar no futuro, verificar a vanguarda do mundo jurídico, principalmente nesses momentos em que os desafios são hercúleos no mundo da política e advocacia, mas não insuperáveis”, pontuou o ex-presidente da OAB-PI.

Com um discurso de agradecimento, a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Naiara Moraes, falou que a entidade está comprometida com a execução de um ensino jurídico de excelência, a fim de promover a qualificação contínua dos profissionais piauienses. “Estamos desvendando a resolução de mais um projeto que será, para o próximo ano, o mestrado em direito através da parceria com a Universidade Federal do Piauí”, revelou.

Ao final, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, cumprimentou os parlamentares que também integram o mundo jurídico, como advogados, defensores e delegados, e agradeceu o reconhecimento do papel da Ordem e da Escola Superior na sociedade brasileira e piauiense. “Além da estrutura, dos colaboradores e atuais gestores, a nossa instituição só é respeitada e está sendo hoje homenageada porque ao longo desses 85 anos tivemos diversas pessoas que dedicaram o seu suor, a sua energia, a sua vitalidade às causas da cidadania”, disse.

Também fizeram parte da mesa de honra da solenidade, o vice-presidente e o secretário geral da OAB-PI, Lucas Villa e Leonardo Carvalho, respectivamente; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, Rafael Orsano; e o vereador de Teresina Venâncio (PP). A solenidade foi prestigiada por conselheiros seccionais, representantes das Subseções, presidentes e membros das Comissões Temáticas e de órgãos da Instituição.