Seccional participa de Ato Público contra a violência doméstica em Piripiri

  Data e Hora: 15/09/2017 12:09:27

A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, participou, nesta quinta-feira (14), de um Ato Público contra a violência doméstica na Câmara Municipal do município de Piripiri. 

Na oportunidade, a presidente da Comissão Nacional e Estadual da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, e a vice-presidente da CMA, Anayde Aguiar, chamaram a atenção para o aumento significativo dos casos de violência contra a mulher e atendendo aos anseios daquele município ajudaram a elaborar um documento que será entregue no próximo sábado (16), ao governador Wellington Dias solicitando ao chefe do executivo estadual uma Casa de Apoio e Acolhimento às mulheres vítimas de violência e que dê as condições necessárias para o funcionamento da Delegacia da Mulher, que atualmente funciona em situação precária. 

De acordo com Eduarda Mourão, estamos vivendo uma realidade onde "precisamos tratar o tema violência como pauta permanente, pois é alarmante que o Brasil seja o quinto país onde há mais assassinatos de mulheres e que a cada 6 dias uma mulher morra no Piauí, pelo fato de ser mulher (feminicídio).  É importante que as mulheres se unam com toda a sociedade no enfrentamento a todas as formas de violência. Momentos como esse organizado pelas vereadoras de Piripiri são salutares", enfatizou a presidente nacional da CMA.

Eduarda Mourão agradeceu o convite das vereadoras e parabenizou a iniciativa, que contou também com o apoio da Subcomissão da Mulher Advogada, com a presença da presidente Érica Regina Vieira e da delegada da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) na Subseção de Piripiri, Maria Lucivânia Barroso, que ajudaram na mobilização. 

A Delegada Lucivânia Vidal, que está há 3 anos à frente da Delegacia da Mulher, explanou sobre o trabalho que está sendo feito mesmo com a toda a precariedade da  Delegacia. "São inúmeros os casos e em todas as classes sociais. São diversos os casos que aparecem na delegacia desde a violência psicológica, a lesão corporal e temos combatido da melhor forma, mas precisamos de estrutura para poder realizar nosso trabalho", comentou a delegada. 

A vice-presidente Estadual, Anayde Aguiar, conta que recentemente a CMA participou do Fórum de Enfrentamento a Violência contra mulher do Campo e da Floresta, que visitou municípios de norte a sul do Estado. "O que observamos é que a região Sul é mais violenta do que a região Norte do Estado. Mas mesmo assim é muito alarmante, principalmente quanto a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, pois o Estado, como garantidor de direitos, não dá as condições de aparelhamento. Muitas mulheres se submetem a viver com o seu agressor pela dependência emocional e econômica. Com a realização do Fórum estamos despertando nas mulheres o empoderamento e muitas estão se organizando em associações para reivindicar seus direitos sociais", disse.

Ainda em Piripiri, acompanhadas da diretora financeira da CAAPI, Adelina Miranda, as representantes da CMA, visitaram a Faculdade Chrisfapi, e da coordenadora de ensino, Ivonalda Almeida,  que é vice-presidente da Subseção de Piripiri, onde tiveram um momento com os alunos do 2º período do curso de Direito falando sobre o Combate a Violência e Empoderamento Feminino. Em breve será marcado outro momento da Comissão com a academia. 

Adelina Miranda enfatizou o compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil com ensino jurídico. "A OAB Piauí está sempre à disposição dos alunos e da sociedade. E é importante que estejamos alinhados com a academia, e temos colegas sempre à disposição para palestrar e ter esse contato com os alunos", disse.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias