OAB-PI integra IV Encontro de Enfermagem Obstétrica do Nordeste

Data e Hora: 01/09/2017 20:09:30

Integrando o IV Encontro de Enfermagem Obstétrica do Nordeste – IVEEONE, a conselheira federal da OAB e presidente da Comissão Nacional e Estadual da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, compôs uma mesa redonda sobre “Violência Obstétrica e Neonatal: Segurança para a família”. O evento aconteceu nesta sexta-feira (01), no Blue Tree Hotel.

Sob o tema “Assistência qualificada ao parto e nascimento: Segurança e transformação no cuidado”, o evento tem como público-alvo enfermeiras obstetras, neonatologistas, obstetrizes, docentes e discentes em Enfermagem; enfermeiros da área da mulher e da criança; técnicos e auxiliares de enfermagem e demais profissionais da saúde.

Em sua apresentação, a conselheira federal Eduarda Mourão falou do valor da ética profissional e do respeito ao próximo, ressaltando ainda a necessidade de apuração e depuração da forma como os profissionais atuam.

“Há uma naturalização da violência no mundo e precisamos debater sobre isso para que haja mais políticas públicas voltadas para esta área, em especial a criação de uma legislação específica sobre a violência obstétrica”, declarou Eduarda Mourão, ao tempo em que parabenizou o Congresso pela escolha do tema.

A conselheira federal também destacou sobre as convenções internacionais que foram criadas com o intuito de punir e erradicar a violência contra a mulher como a Convenção de Belém do Pará. A mesa teve como mediadora a Mestre Cilene Delgado da Faculdade FACID. A socióloga Naira Cibele Lopes, da Escola de Ioga de Teresina, falou sobre os tipos de violência obstétrica, como identificá-los e a importância das mães em conhecer seus direitos.