Encontro Jurídico e Social sobre Violência contra a Comunidade LGBT inicia na OAB-PI

Data e Hora: 30/08/2017 14:08:09

Promovendo mais uma ação social, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV), iniciou o primeiro Encontro Jurídico e Social sobre Violência contra a Comunidade LGBT. O evento, que aconteceu no Auditório da Instituição, seguirá com um ciclo de palestras na tarde de hoje (30).

A ação teve apoio da Comissão de Diversidade Sexual (CDS), de Direitos Humanos (CDH), do Grupo Matizes e do Conselho Regional de Psicologia 21ª Região (CRP).

O presidente da Seccional, Chico Lucas, abriu a solenidade ressaltando a importância do tema. “A OAB discute os crimes de homofobia, pessoas que são perseguidas por terem uma orientação sexual, e isso precisa ser enfrentando pela sociedade. Precisamos debater sobre o tema, elaborando encaminhamentos viáveis para a causa. A Ordem tem objetivo de cultivar a tolerância para que as pessoas sejam felizes ao seu modo”, declarou o presidente.

Organizadora do evento, a presidente da CAVV, Sabrina Araújo, frisou que o evento tem o intuito de debater o tracejo da realidade atual da violência contra a comunidade LGBT do Piauí. “Precisamos, cada vez mais, abordar sobre temas como este, na tentativa de lutar pela efetivação dos direitos da classe, sobretudo pela implementação de políticas públicas. A noite foi extremamente produtiva e esperamos que daqui saiam os encaminhamentos necessários”, falou.

“Estamos fazendo hoje um reflexão no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O Encontro compõe a programação da 13ª Semana do Orgulho de ser, com o tema “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”, que busca promover uma reflexão acerca da visibilidade lésbica na sociedade. A Ordem está de parabéns por pautar um tema tão importante para a nossa classe”, frisou a coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana.

O Encontro Jurídico contou com a participação do vice-presidente da CDS, Glaudson Lima, que abordou no Talk-show sobre “LGBT: Do armário pra rua”. A mesa teve como mediadora a vice-presidente da CAVV, Alba Vilanova.

Em seguida, os participantes acompanharam a apresentação artística da pedagoga, bailarina e produtora cultura, Ravenna Silva e da cantora e cuidadora na Associação Pestalozzi de Teresina, Edianne Arcângelo.

Por fim, o evento teve o Bate-papo “Realidade Atual sobre a violência na comunidade LGBT no Piauí”, com a participação da mediadora Sabrina Araújo e dos convidados Joseane Borges (coordenadora de enfrentamento à Lgbtfobia da diretoria de Direitos Humanos da SASC; do jornalista Douglas Ferreira; do defensor público Igo Sampaio e da integrante da CDH Tereza Raquel. A secretária geral adjunta da OAB-PI, Élida Franklin também esteve no evento, prestigiando a iniciativa da Comissão.