Subseção da OAB em Valença comemora Dia do Advogado com programação especial

  Data e Hora: 21/08/2017 13:08:58

Em comemoração ao Dia do Advogado (11 de agosto), a Subseção da OAB em Valença do Piauí promoveu uma programação com palestras, lançamento de livro e jantar para a classe militante da Região. A iniciativa contou com as parcerias da Seccional Piauí e da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI).

Iniciando o ciclo de palestras, a vice-presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência, Alba Vilanova, ministrou uma palestra sobre a violência contra a mulher para alunos do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio da Escola Santo Antônio. Dados e os tipos de violência praticadas contra a mulher em todo o território brasileiro fez parte da apresentação da palestrante sobre o tema abordado.

A vice-presidente Alba Valéria chamou ainda atenção para a importância do combate aos atos praticados contra as mulheres e alertou para a necessidade da denúncia, por meio do disque 180 e 190.

Em seguida, os alunos acompanharam as explanações feitas pelo professor Mestre Alessander Mendes, que detalhou sobre as várias formas de crimes praticados pela internet, apresentando casos reais de vítimas que se sentiram ofendidas com tais crimes. O palestrante chamou atenção para as consequências negativas da prática do bullying, sobretudo no ambiente escolar.

Pela tarde, os advogados da região recepcionaram a Comitiva da OAB-PI, que estiveram reunidos na Câmara Municipal da cidade. Representando a diretoria da Ordem, o secretário geral, Leonardo Carvalho, ressaltou o valor da união entre a classe para o fortalecimento institucional, em especial para as conquistas na advocacia e sociedade brasileira. “Estamos aqui reunidos para comemoramos o Dia do Advogado. Esse dia merece uma atenção especial, pois podemos nos unir e congregar forças na luta pelo fortalecimento dos nossos direitos”, destacou.

O presidente da Subseção, José Itamar, agradeceu o apoio dado pela Seccional e frisou sobre a satisfação da presença da Comitiva em celebrar o Dia do Advogado. "Estamos felizes por estarmos unidos para comemorar nosso dia. Sabemos das nossas dificuldades durante o exercício profissional e programar essas festividades é a nossa forma de reconhecer as lutas diárias da nossa profissão", declarou.

Na oportunidade, a Comissão do Jovem Advogado (CJA) lançou o Manual que tem como objetivo deliberar pautas em prol dos profissionais em início de carreira, com até cinco anos de inscrição nos quadros da Instituição. A presidente e a secretária da CJA, Nádia Santiago e Camila Dias, respectivamente, destacaram ainda as ações desenvolvidas pela Comissão e entregaram os exemplares do Manual para os advogados.

Finalizando a programação, a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogados (CDPA), Roberta Oliveira, ministrou uma palestra sobre Código de Ética, Prerrogativas e Tabela de Diligências, ressaltando a importância do profissional do Direito conhecer seus direitos e lutar por eles durante o exercício profissional.

“O maior defensor das prerrogativas é o próprio advogado. Sejam éticos e lutem pela efetivação dos seus direitos no dia a dia da profissão. Não permitam que esses direitos sejam retirados de vocês, pois eles são as nossas garantias asseguradas pela Constituição. O advogado deve ser respeitado para que os direitos dos jurisdicionados sejam resguardados”, finalizou.

Também integraram a programação em Valença, o presidente da Subseção, José Itamar; o representante da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Rodrigo Vidal; o representante da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor Gustavo Rodrigues; a vice-presidente da Subseção, Martalene dos Anjos; os secretários geral e adjunto da Subseção, Graciene Pimentel e Felipe de Oliveira, respectivamente; o diretor tesoureiro da Subseção, Mauro Rubens; o presidente da Subcomissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Ronaldo Santos; a representante da Câmara, vereadora Fátima Caetano e o advogado, autor do “Livro de Ouro do Advogado Previdenciarista”, Victor César de Carvalho.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias