Advogados são homenageados pela Câmara de Teresina

  Data e Hora: 11/08/2017 13:08:35

Em alusão ao Dia do Advogado, comemorado hoje (11), a Câmara Municipal de Teresina promoveu nesta manhã uma sessão solene que reuniu dezenas de profissionais piauienses e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. A homenagem foi proposta pelos vereadores José Venâncio, Enzo Samuel, Gustavo Gaioso e Jeová Alencar, presidente da Casa Legislativa Municipal.

A data de 11 de agosto é celebrada devido à criação do primeiro curso de Direito do Brasil, por D. Pedro I, tendo sido instalada a Faculdade de Direito de São Paulo, inaugurada em primeiro de março de 1828.

Em clima de celebração e autoavaliação sobre a atuação do advogado na sociedade, o presidente Chico Lucas parabenizou a iniciativa da CMT. “Essa proposta, como disse o colega e respeitado advogado Sigifroi Moreno, demonstra a importância de hoje ver uma advocacia unida. Esse auditório aqui presente demonstra que todos os advogados nesse 11 de agosto estão imbuídos do melhor sentimento de união e fortalecimento dessa classe”, declarou.

Chico Lucas também aproveitou para falar do atual momento da advocacia, avaliado por ele como de muita coragem, por não permitir nenhum de tipo coação e cerceamento do exercício da profissão.

“O advogado não pode ter a covardia e os advogados piauienses são corajosos por não se submeterem a nenhum tipo de violência e abuso por parte de algumas autoridades. Infelizmente, algumas autoridades ainda insistem em desrespeitar as prerrogativas dos advogados”, disse ao destacar que nesta semana a classe obteve uma conquista histórica quando conseguiu a aprovação, em Brasília-DF, do Projeto de Lei do Senado 141/2015 que criminaliza a violação das prerrogativas.

De acordo com ex-presidente da OAB-PI Sigifroi Moreno, a advocacia deve ser respeitada e festejada em função do seu dever constitucional de falar em nome do cidadão. Já o vereador Venâncio defendeu a importância do advogado na sociedade, assim como uma OAB-PI firme e forte na luta pelas prerrogativas.

Formaram a mesa de hora o presidente da Chico Lucas; o ex-presidente da OAB-PI Sigifroi Moreno; os vereadores José Venâncio, Enzo Samuel, Gustavo Gaioso e Jeová Alencar; a representante da Assembleia Legislativa do Piauí, deputada Flora Isabel; a representante da Prefeitura de Municipal de Teresina e Procuradora-Geral do Munícipio, Geórgia Nunes; o superintendente da SDU-Sudeste, vereador Evandro Lins; o presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí, Alano Dourado; e o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Piauí, Eurípedes Pereira.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias