Advocacia piauiense se reunirá em Teresina

Data e Hora: 08/08/2017 15:08:40

Visando reunir estudantes e profissionais de diversas carreiras jurídicas, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoverá nos dias 09, 10 e 11 de agosto a Conferência Estadual da Advocacia, no Auditório da Instituição. Grandes nomes do cenário nacional já confirmaram presença no evento para debater o tema “Em Defesa do Direito de Defesa”.

A abertura está marcada para as 18h desta quarta-feira (09) e contará com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e do vice-presidente, Luís Cláudio Chaves. No primeiro dia, as conferências serão ministradas pelos advogados Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente nacional da OAB, e Felipe Santa Cruz, presidente da OAB do Rio de Janeiro.

A expectativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem da quarta edição da Conferência da Advocacia, que acontece a cada três anos e já se consagrou como o maior evento jurídico do Estado. O evento, de cunho acadêmico e profissional, é uma prévia para a XXIII Conferência Nacional dos Advogados, que este ano será em São Paulo-SP, entre os dias 27 e 30 de novembro de 2017.

“O crescente número de profissionais no Estado tem fomentado as discussões sobre temas atuais da área. Somente no Piauí, temos quase doze mil advogados em exercício, o que reforça a necessidade do evento. Essa conferência é, na verdade, uma troca de conhecimentos com grandes juristas de renome nacional, que oportunamente trazemos ao Estado para dialogar com a advocacia local”, disse o presidente da OAB-PI, Chico Lucas.

Participam do evento como palestrantes: Christine Peter (DF), Cinzia Barreto (BA), Erick Venâncio (AC), Felipe Santa Cruz (RJ), Flavia Brandão (ES), Kassio Nunes Marques (PI), Lúcio de Constantino (RS), Marcus Vinicius Furtado Coêlho (PI), Moisés Neto (PB) e Valdetário Monteiro (CE), além de professores e representantes da OAB-PI que fomentarão os debates nas mesas de discussão.

“A conferência estadual da advocacia é uma oportunidade única de congraçamento da classe e de fomento dos debates dos grandes temas afeitos à profissão. Na conferência deste triênio debateremos como tema principal a defesa do direito de defesa, que vem sofrendo sérios golpes no atual cenário nacional e que é primordial para o dia a dia do exercício da advocacia", ressaltou o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa.

Para a diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes, o evento proporcionará um fórum de debates sobre temas vitais ao interesse público. “A Conferência terá o propósito de buscar rumos objetivos para a superação dos desafios e reafirmar o espaço reservado à advocacia: a luta para a construção de um país mais justo para todos”, asseverou.

Durante o evento, serão ofertados ainda oito minicursos que abordam as áreas de perícia fisioterapêutica, criminologia, adoção, direito da saúde, processo administrativo, direito das famílias, direito bancário e a mulher advogada no exercício profissional.

Com carga horária de 30 horas/aula, os interessados deverão se inscrever por meio do site www.oabpi.org.br/conferencia2017 até o dia 09 de agosto e doar dois quilos de alimentos não perecíveis no dia e local do evento. Informações: (86) 2107-5823/ 2107-5800.

Confira a programação:

09/08 (quarta-feira)

16h às 18h – Credenciamento

18h – Abertura: Claudio Lamachia, Presidente Nacional da OAB; Luís Cláudio Chaves, Vice-presidente Nacional da OAB

18h30 – Conferência de Abertura: Novo CPC e Garantias Constitucionais
Palestrantes: Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Ex-presidente do CFOAB;
Presidente de Mesa: Chico Lucas, Presidente da OAB-PI

19h30 – Palestra: Uma avaliação do Poder Judiciário e os desafios da advocacia em busca de seu aprimoramento

Palestrante: Felipe Santa Cruz, Presidente da OAB-RJ

Presidente de Mesa: Chico Lucas, Presidente da OAB-PI

10/08 (quinta-feira)

14h - TEMA: O sistema de Tutelas Provisórias no Novo CPC

Palestrante: Moisés Neto, Diretor-Geral da ESA-PB

Presidente de Mesa: Celso Barros Neto, conselheiro federal da OAB

Secretário: Antonio Honório, vice-diretor da ESA-PI

Debatedor: Gabriel Furtado - Conselheiro Seccional

15h – Palestra: Reflexos da interpretação do STF em relação ao Artigo. 1790 do Código Civil

Palestrante: Flavia Brandão, Presidente Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões do CFOAB

Presidente: Claudia Paranaguá, Vice-presidente Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões do CFOAB

Secretário: Raquel Dantas, Diretora Administrativa da ESA-PI

Debatedor: Sheila Ferreira de Andrade- defensora pública

16h – Palestra: A formação prática e o NPJ no atual cenário da educação jurídica no Brasil – Novos Desafios

Palestrante: Cinzia Barreto, Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/BA

Presidente de Mesa: Adriana Ferro, Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-PI

Secretário: Thiago Carcará, Diretor de Acadêmico da ESA-PI

Debatedores: Cláudio Rego, Diretor de Extensão da ESA-PI e Lilian Firmeza - Ouvidora Geral da OAB

17h – Painel sobre Prerrogativas

Painelistas: Erick Venâncio, Representante Institucional da OAB no CNMP;

Valdetário Monteiro, Representante Institucional da OAB no CNJ

Presidente de Mesa: Álvaro Motta, ex-presidente da OAB-PI

Secretário: Diego Almeida, Membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia

Secretária: Roberta Oliveira, Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado da OAB-PI