Conselhos Profissionais discutem educação a distância na OAB-PI

Data e Hora: 07/08/2017 17:08:21

Com o objetivo de discutir os desafios e apontar soluções para o ensino a distância (EAD), os Conselhos Profissionais do Piauí se reuniram na manhã desta segunda-feira (7) com o coordenador da bancada piauiense na Câmara dos Deputados, Átila Lira (PSB), na sede da OAB-PI. O encontro aconteceu na Sala do Conselho e reuniu representantes de onze conselhos profissionais do Estado.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP21ª), Eduardo Moita, esclareceu que a intenção da agregação entre os conselhos é de proteção social no que diz respeito aos serviços educacionais prestados à sociedade. “Durante a reunião entramos em consenso de que determinadas profissões não devem ser formadas por ensino a distância, principalmente na área de saúde”, ponderou.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14), Marcelino Martins, e a representante da Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito, Juçara Castro, afirmaram durante o encontro que o ensino a distância necessita regulamentação. “O EAD é uma realidade e não há como fugir dela, uma vez que a tecnologia avança e facilita o seu acesso. No entanto, existem disciplinas impossíveis de serem ministradas sem a presença profissional. Esse processo não deve ser dominante para não comprometer a educação e, consequentemente, o atendimento precário à população”, argumentou Juçara Castro.

Recentemente o curso de graduação em Farmácia, por exemplo, se inseriu nesta realidade. Desde que surgiu o EAD, as ofertas de vagas aumentaram consideravelmente. “O acesso à educação está aumentando desproporcionalmente à qualidade da formação destes profissionais. Disciplinas como farmacologia e anatomia são inconcebíveis à distância”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PI), Ítalo Rodrigues.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, reforçou que o encontro foi o primeiro passo para o avanço da educação através da integração dos conselhos. “Foi importante para mostrar ao deputado como a sociedade civil e os conselhos profissionais estão atentos à questão do ensino a distância. A partir de agora, juntaremos as denúncias que serão levadas ao Ministério Público Federal sobre as ofertas dos cursos, suas determinações legais e normativas”, garantiu Chico Lucas.

O deputado federal Átila Lira, representante no parlamento no Piauí e também integrante da Comissão da Educação na Câmara, pretende levar a demanda aos demais deputados. “É importante focar no cumprimento das leis e a OAB tem um papel decisivo nessa questão. O problema não é o ensino, mas a forma como está acontecendo e o abuso excessivo da mercantilização”, disse o deputado.

Estiveram presentes na reunião representantes dos Conselhos Regionais de Educação Física (CREFPI); Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (CREFITO14); Medicina Veterinária (CRMV-PI); Corretores de Imóveis (CRECI-PI); Odontologia (CRO-PI); Psicologia (CRP-21); Enfermagem (COREN-PI); Biologia (CRBIO-05); Representantes Comerciais (CORE-PI); Medicina (CRM-PI) e Farmácia (CRF-PI).