OAB-PI reinstala Sala de Direitos Humanos “Lyda Monteiro da Silva”

Data e Hora: 12/05/2017 16:05:30

Contribuindo para a luta dos Direito Humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio das Comissões de Direitos Humanos (CDH) e Assistência Judiciária reinstalaram a Sala de Direitos Humanos “Lyda Monteiro da Silva”, na Sede da Ordem, na tarde desta sexta-feira (12).

Lyda Monteiro da Silva foi secretária da OAbasil assassinada em 27 de agosto de 1980 por agentes do Centro de Informação do Exército ao abrir uma carta-bomba.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, destacou a importância da luta pelos direitos humanos, ressaltando a iniciativa do ex-presidente da OAB-PI Reginaldo Furtado em instalar a Sala no ano de 1985. “Esta é uma demonstração de reconhecimento à pessoa da Lyda Monteiro, que representa a luta e garra e nos motiva ainda mais a continuar trabalhando em prol dos Direitos Humanos”, destacou Chico Lucas.

O ex-presidente da OAB-PI, Reginaldo Furtado, falou da trajetória da homenageada e agradeceu a iniciativa da atual gestão em reinstalar a Sala. “Fico muito feliz com essa reinstalação, sobretudo na presença do ex-presidente da OAB Nacional Cezar Britto e que aqui representa a Comissão Nacional de Direitos Humanos. Essa é uma justa homenagem dos advogados piauienses à memória daquela que serviu ao Conselho Federal da OAB”, disse.

O presidente da CDH, Marcelo Mascarenhas ressaltou a importância da Sala no prédio da Ordem, destacando o valor da luta pelos Direitos Humanos ao incluírem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação.

Representando o Movimento Nacional de Direitos Humanos, a professora Lourdinha Nunes parabenizou a iniciativa da OAB-PI, destacando que a Sala possibilitará um diálogo entre as instituições e entidades que lutam diariamente pela efetivação de ações que abarcam o tema.

A Sala, já em funcionamento, permite o atendimento à população piauiense, em que advogados prestam assistência nos mais diversos ramos do Direito, seja trabalhista, previdenciária, trabalho, consumidor, dentre outras.