OAB-PI participa de sessão pelo dia do Auditor de Controle Externo

Data e Hora: 09/05/2017 15:05:48

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, participou na manhã desta terça-feira (09) de sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em comemoração ao dia do auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ato contou com a participação de representantes do Tribunal de Contas do Piauí, Associação dos Auditores, Controladoria Geral, dentre outras.

A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Evaldo Gomes, a quem coube o papel de presidir os trabalhos. Durante as homenagens, o parlamentar ressaltou a importância destes profissionais afirmando serem eles os principais responsáveis por coibir a corrupção.

“Deixo aqui os meus parabéns pela atuação dos conselheiros do Estado do Piauí, pela forma como têm atuado e, sobretudo, pelo relacionamento que vocês mantêm com os auditores e fiscais que merecem toda a nossa homenagem por contribuírem para reduzir e acabar definitivamente com a corrupção nas gestões públicas”, disse Evaldo Gomes.

Para o conselheiro federal da Ordem, Antônio Carlos da Costa e Silva, a homenagem faz jus à importância do auditor de controle externo, em razão de sua função para eficiência e zelo da administração pública.

“A OAB historicamente sempre tem se posicionado em favor da eficácia dos serviços públicos e da Constituição Federal. Esse sempre foi o norte do Conselho Federal e Seccional Piauí. Por essa razão, comparecemos para dar o nosso apoio institucional, parabenizando o deputado Evaldo Gomes pela iniciativa de homenagear os auditores de controle externo do TCE”, avaliou o conselheiro.

Representando todos os auditores do Estado, o presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE, José de Jesus Cardoso, falou do compromisso constitucional na fiscalização da administração pública, a fim de proporcionar maior eficiência dos gastos públicos.

“Exercemos a atividade típica de Estados, pois constitucionalmente somos a única categoria que tem competência para realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas unidades administrativas dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, além de várias outras competências exclusivas de responsabilidade do auditor de controle externo”, destacou José de Jesus Cardoso.