OAB-PI entrega carteira profissional a novos procuradores do Estado

Data e Hora: 05/05/2017 15:05:35

Na manhã desta sexta-feira (05), cinco advogados prestaram compromisso junto à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, durante a solenidade de posse como procuradores do Estado do Piauí, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Ao todo, foram empossados dez novos procuradores em ato solene que reuniu associações, procuradores, advogados e representares da OAB-PI.

A medida tem por objetivo atender à demanda da PGE, que passará a contar com um total de 80 procuradores. Os novos procuradores são: Sergio Sousa Silveira, Francisco Evaldo Martins Rosal, Saul Emmanuel de Melo Ferreira Pinheiro Alves, Lívio Carvalho Bonfim, Matheus Souza Galdino, Humberto da Costa Azevedo, João Marcello Madeira de Vasconcelos, Jorge Lucas de Sousa Leal Lopes, Paulo Ferdinand Fernandes Lopes Júnior, João Eulálio de Pádua Filho.

Durante a entrega das carteiras, o presidente Chico Lucas, que também é procurador do Estado, destacou a satisfação de estar participando da solenidade. “Vocês entram aqui hoje com o compromisso de representar a PGE-PI, assim como nós há oito anos atrás fizemos, de continuar fortalecendo esta instituição, que apesar de contar com poucos membros, sempre foi o escritório jurídico mais importante do Estado do Piauí”, destacou.

O procurador geral do Estado, Plinio Clêrton Filho, falou da importância da advocacia pública e do requisito que julga ser basilar para um procurador à serviço da população brasileira. “É questão fundamental para o bom exercício da advocacia pública ser advogado inscrito na OAB-PI. Não comungamos e repudiamos a posição do Ministério Público Federal de tentar nos retirar do seio da advocacia, que apenas enfraquece a advocacia pública brasileira”, criticou.

Em nome dos novos procuradores, Saul Emmanuel de Melo Ferreira Pinheiro Alves falou da alegria de ingressar na Procuradoria Estadual e da honra em servir o povo do Piauí. “Hoje nos sentimos felizes e realizados por ingressar na carreira de procurador do Estado do Piauí, pois não há mais nenhum estágio a galgar, por já estarmos no mais elevado extrato dentre as mais elevadas funções da república brasileira na advocacia pública”, disse o novo procurador.

Formaram a mesa de hora o secretário geral da OAB-PI, Leonardo Cerqueira; o conselheiro federal Celso Barros Neto; o procurador geral adjunto da PGE-PI, Fernando Eulálio Nunes; e a presidente da Associação Piauiense dos Procuradores, Lourdes Terto.