Solenidade marca os 85 anos da OAB-PI e 20 anos da ESA-Piauí

Data e Hora: 26/04/2017 10:04:02

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, celebrou nesta terça-feira (25) o aniversário de 85 anos de sua fundação e os 20 anos da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí) no auditório Ministro Reis Veloso, na sede da Instituição. A noite contou com a presença de diversas autoridades que também presenciaram o compromisso de 85 novos advogados.

Veja as fotos do evento.

Em seu discurso, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, evidenciou o trabalho de todos os dirigentes que passaram pela casa e destacou os desafios atuais no contexto político-social. “A OAB hoje goza do prestígio junto à sociedade porque todos aqueles que a fizeram tiveram coragem de lutar por um país democrático, livre e aberto. Os tempos, entretanto, são outros. O desafio que se coloca diante de nós dirigentes e de vocês novos advogados é de não permitir o retrocesso social e que o nosso Estado brasileiro retorne ao status anterior ao da Consolidação das Leis do Trabalho, onde os direitos sociais eram relegados ao segundo plano. Além da luta contra o regime de urgência das Reformas Previdenciária e Trabalhista, que é compartilhada por todos os advogados”, ponderou Chico Lucas.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, falou da luta da Ordem contra a corrupção, impunidade e pela manutenção do Estado Democrático de Direito. Explicitou a luta do Conselho Federal contra as reformas como estão sendo apresentadas, que ferem os direitos do cidadão e desejou sorte aos novos advogados e sucesso profissional. “Se confunde a história da OAB com a história da democracia brasileira. Ainda mais agora que somos mais de 1 milhão de advogados brasileiros e representamos a sociedade civil organizada para dizer que é inaceitável qualquer forma de retrocesso”, disse Lamachia.

Nove ex-presidentes da OAB-PI marcaram presença na solenidade. O ex-presidente Álvaro Mota destacou o desenvolvimento da Ordem durante os 85 anos de história, suas conquistas para a advocacia e para a promoção da cidadania no Estado. “É um momento de crescimento da Ordem dos Advogados Seccional do Piauí”, frisou.

Esteve presente na solenidade a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, que parabenizou a OAB pela sua representatividade, defesa do Estado Democrático de Direito e respeito aos direitos humanos. “A Ordem é indispensável para o desenvolvimento e aprimoramento da carreira advocatícia e para a efetivação da dignidade da pessoa humana como princípio basilar da ordem jurídica constitucional”, afirmou a vice-governadora.

A solenidade celebrou ainda os 20 anos da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), que carrega a missão de promover o aprimoramento profissional dos que compõem a advocacia piauiense, por meio da educação e difusão de conhecimento. “Tudo isso não seria possível sem a contribuição de incansáveis gestores que fizeram e que fazem parte da história da ESA, conseguindo alavancá-la e fazer dela um grande polo de conhecimento jurídico aplicado para todo o Estado. É um patrimônio que não é só dos advogados, mas de toda a sociedade piauiense”, discursou a atual diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes.