Deu no Jota: Justiça do Piauí é ineficiente e funciona só em um turno

Data e Hora: 10/04/2017 15:04:20

O site Jota publicou nesta segunda-feira, 10 de abril, entrevista com o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, acerca da situação do mercado, da remuneração da advocacia no Estado e do Judiciário Piauiense. A matéria faz parte de uma série que apresentará o retrato de todas as Seccionais do país. Confira abaixo trecho da matéria ou clique aqui para ler a entrevista completa.

Justiça do Piauí é ineficiente e funciona só em um turno

Avaliação é de Chico Lucas, presidente da seccional piauiense da OAB

O Piauí é uma das seis unidades federativas do país a possuir um piso legal obrigatório dos advogados. Apesar de ter 11.055 com cadastro na OAB no estado, apenas 318 são contratados via CLT, segundo a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2015.

“São pouquíssimos os empregados mesmo, são só empresas de fora e empresas públicas que contratam basicamente”, analisa Chico Lucas, presidente da seccional piauiense da OAB. “Estamos trabalhando junto com o Conselho Estadual da Jovem Advocacia em cima desta questão”, garante.

Ainda assim, segundo Lucas, o maior desafio da advocacia local não é o mercado saturado, mas ter de lidar com a própria Justiça piauiense, considerada por ele “ruim, morosa, ineficiente”.

Para piorar ela funciona apenas durante um turno: pela manhã.  “O Piauí é uma província. O orçamento é usado para pagar salários e mais salários”, afirma.

Sobre a situação do mercado na unidade federativa que possui a tabela de honorários mais cara do país, o presidente diz que é preciso lembrar que “o estado é muito pobre” e que a crise afetou muito o mercado.  “A PNAD contínua mostra que grande parte da população vive da renda do Bolsa Família, o número de pessoas que pode ser cliente de advogados é reduzido”.

Chico Lucas, presidente da OAB-PI, estreia uma série de entrevistas do JOTA sobre a situação do mercado e a remuneração dos advogados com os presidentes de todas seccionais.

Leia a entrevista completa.