Mais de 2 mil candidatos realizaram a 1ª fase do XXII Exame de Ordem Unificado no Piauí

Data e Hora: 02/04/2017 17:04:31

Um total de 2.665 bacharéis em Direito realizaram neste domingo (02) no Estado do Piauí a primeira fase do XXII Exame de Ordem Unificado, realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas. O certame teve 2.815 inscritos, distribuídos nas cidades de Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba. Houve a ausência de 149 pessoas.

As provas foram aplicadas na Uninovafapi em Teresina, na Universidade Estadual do Piauí em Parnaíba, no Instituto Monsenhor Hipólito em Picos e na Unidade Escolar Osvaldo da Costa e Silva em Floriano.

Em Teresina, 2234 realizaram o Exame, enquanto 122 faltaram à prova. No município de Picos, 163 compareceram ao local de prova e 12 candidatos se ausentaram. Em Parnaíba, a primeira fase contou com a participação de 159 candidatos e ausência de 12. Já em Floriano, 109 realizaram a prova, enquanto 03 faltaram.

De acordo com a secretaria geral adjunta da OAB-PI, Élida Fabrícia Franklin; o vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI, Sérgio Angelim e os integrantes da Comissão, a aplicação da prova ocorreu sem nenhum transtorno.

Numa duração de cinco horas, os candidatos responderam uma prova objetiva de 80 questões, cada uma contendo quatro opções (A, B, C e D), sendo uma única certa, abrangendo áreas dos Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Direito Ambiental, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como Estatuto da Advocacia da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados até às 22h do dia 02 de abril de 2017, observado o horário oficial de Brasília/DF, e o resultado preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 02 de abril de 2017.

O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, das 12h do dia 17 de abril de 2017 às x do dia 20 de abril de 2017.

O resultado definitivo da prova objetiva, após a apreciação dos recursos, será divulgado na data provável de 03 de maio de 2017. O resultado final do Exame está previsto para o dia 04 de julho de 2017.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Também acompanharam a aplicação de certame os membros da Comissão Luciano Santis, Patrícia Alencar, Davis Área Leão, Jorge Matos, Jória Batista, Nadia Santiago, Luciano Maia, Conceição Moura, Narice Braz, Klerianne Araújo, Brenda Leal, Beatriz Cardoso, Paula Fonseca e Bianca Monte.