Mulheres debatem perspectivas para 2017

Data e Hora: 31/03/2017 12:03:13

Mulheres de diversos segmentos estiveram reunidas na tarde dessa quinta-feira (30) na sede da OAB-PI para discutir a “Mulher em Piauiense em 2017” e suas necessidades e perspectivas. O encontro foi promovido pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) e integra a programação do mês dedicado a elas.

A presidente da CMA e conselheira federal da OAB, Eduarda Mourão, apresentou dados sobre a mulher advogada, mercado de trabalho, empoderamento, empreendedorismo, enfrentamento à violência, políticas públicas e a mulher na política. “Nosso objetivo foi promover uma discussão ampla acerca do papel da mulher e sobre a equiparação de direitos. Além disso, foi possível fazer um levantamento técnico para aprimorar o trabalho da Comissão neste ano”, comentou.

Segundo os dados apresentados, as mulheres representam 47,85% da advocacia nacional e 44% da advocacia piauiense, um total de 4.907 advogadas no Estado. Maior parte dessas profissionais tem até 40 anos de idade.

“É importante que conheçamos esse perfil da advogada piauiense para buscar maiores oportunidades a elas no ingresso no mercado de trabalho e na constituição de seus escritórios. Também queremos promover uma maior defesa das prerrogativas profissionais da mulher advogada e combater as violações sofridas por elas”, pontuou a secretária adjunta da OAB-PI, Élida Franklin.

Também estiveram presentes, a vice-presidente da CMA, Anayde Costandrade; a conselheira federal e vice-presidente da Comissão de Direito das Famílias do Conselho Federal da OAB, Cláudia Paranaguá; a tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, Adelina Miranda; o conselheiro federal da OAB Robertônio Pessoa; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia Martins; a vice-presidente do Conselho Estadual do Jovem Advogado, Lívia Veríssimo; a presidente da Comissão do Jovem Advogado, Nádia Santiago; a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Conceição Carcará; representantes do Conselho Regional de Contabilidade e advogadas.