Presidência Itinerante da OAB-PI visita Comarca de Floriano

Data e Hora: 17/03/2017 10:03:29

Com o intuito de interiorizar as ações, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoveu, nesta quinta-feira (16), o primeiro dia de ação da Presidência Itinerante, visitando as instalações do Poder Judiciário na Comarca de Floriano. Coordenada pelo presidente da OAB-PI, Chico Lucas, a comitiva foi recepcionada pela presidente da Subseção de Floriano, Izabel Carvalho.

O Fórum Desembargador Adalberto Correia Lima, a Vara do Trabalho, a Sede da Justiça Federal e a Delegacia Regional foram visitadas pelos diretores, conselheiros e representantes das Comissões Temáticas da OAB-PI.

Durante a Presidência Itinerante, a Comitiva inaugurou a Sala do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) Municipal, no Espaço Cidadania Frei Vicente Cardone, no bairro Cancela. O encontro foi marcado pela presença do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI, Michel Saldanha, além de autoridades do Poder Público.

Em seguida, os representantes visitaram as instalações do Fórum, onde foi constatada uma estrutura precária para as demandas da região. No local, os advogados foram recebidos pelo juiz titular da 3ª Vara e diretor do Fórum, Marcos Klinger, que parabenizou a inciativa da Ordem.

Os advogados que militam na região destacaram a necessidade da criação de uma quarta Vara, devido à grande quantidade de acervo no Fórum, bem como da construção de um novo Fórum.

O presidente Chico Lucas ressaltou que todas as demandas serão encaminhadas à presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. “Estamos aqui para verificar a realidade que a advocacia enfrenta no dia a dia.  A ação tem o intuito de conhecer de perto as instalações do Poder Judiciário e criar possíveis soluções em prol dos advogados, sobretudo de seus constituintes”, disse.

Já na Vara do Trabalho, a Comitiva se deparou com uma estrutura adequada, com amplos espaços e equipamentos básicos para o bom funcionamento.

Ao visitarem as instalações da Justiça Federal, o presidente Chico Lucas constatou uma grande quantidade de processos físicos. A ausência de servidores esteve entre as preocupações relatadas. Foi informado ainda à Comitiva a chegada de uma juíza substituta, que trabalhará juntamente com o juiz titular, Bruno Coelho Cardoso.

Ao final do dia, a ação realizou ainda uma série de atividades, dentre elas, a entrega da identidade profissional aos novos advogados; a homenagem, in memoriam, ao advogado Francelino Moreira Lima; além de inaugurações, como da galeria dos ex-presidentes da Subseção e da Sala de Estudos.