Rede de Ouvidorias promoverá blitz no dia 16/03

Data e Hora: 09/03/2017 15:03:48

No próximo dia 16 de março (quinta-feira) é celebrado o Dia Nacional do Ouvidor. Para comemorar a data, a Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, participará de uma mobilização com a rede de ouvidorias dos órgãos do Estado para disponibilizar atendimento gratuito à população.

A Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí fará uma blitz com atendimento gratuito à população e prestação de esclarecimentos sobre o serviço das 08h às 13h. O evento acontecerá na Praça Rio Branco, no centro de Teresina, e pretende conscientizar a população sobre a utilização desse tipo de serviço.

Segundo a ouvidora geral e conselheira estadual da OAB-PI, Lílian Firmeza, muitas pessoas ainda desconhecem o papel da ouvidoria e sua importância nos órgãos. “Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte entre a população e as instituições. É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população. No caso da OAB-PI, a ouvidoria é essencial para acolher as reclamações dar partes ou dos colegas advogados a fim de solucionar as demandas entre os setores competentes”, esclareceu.

A data comemorativa marca a criação da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO) e foi oficializada no ano de 2012, quando, em 15 de maio, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.632/2012, fruto do Projeto de Lei nº 764/2007, do deputado federal Geraldo Thadeu, instituindo o dia 16 de março como o Dia do Ouvidor.

Além da OAB-PI, a rede é composta pelas ouvidorias do TRE-PI, TJ-PI, TCE-PI, MPE-PI, TRT-22, APPM, Defensoria Pública e ouvidoria Geral do Estado. “No local faremos a entrega de panfletos e atendimento gratuito à população a fim de mostrar que a ouvidoria é essencial para qualquer órgão. É papel da Ordem também colaborar com a ampliação desse conhecimento a todos”, finalizou Lílian Firmeza.