No Dia da Mulher, OAB exalta lutas e conquistas das advogadas

Data e Hora: 08/03/2017 16:03:01

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, ocorreu envolto de muita reflexão acerca de lutas e conquistas em Teresina, com a presença de mulheres advogadas e diretoria da OAB na Sala de Advogados do Fórum de Justiça do Trabalho, Fórum da Justiça Federal e Fórum Central.

O momento foi conduzido pela presidente da Comissão Nacional e Estadual da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, e pela secretária geral adjunta, Élida Franklin, que proferiram suas homenagens e, acima de tudo, falaram acerca das lutas por mais direitos que as mulheres terão que travar nos próximos períodos para que não vivam momentos de retrocesso na sociedade.

Envolto ao congraçamento na área trabalhista, Élida Franklin, em sua fala, destacou as lutas e conquistas pela qual a mulher tem passado, numa busca diária e incansável pela equiparação de condições, principalmente salarial. “Este dia representativo merece ser lembrado não apenas como comemoração, mas como uma data de conquistas e de batalhas, onde a mulher precisa rememorar à sociedade a sua história de evolução e o papel que ela vem exercendo cada vez mais firme e atuante na sociedade”, disse.

Eduarda Mourão, assim como a secretária adjunta da Ordem, compartilharam a mesma opinião ao evidenciar a capacidade de liderança e inteligência da mulher que passam a ocupar papéis de destaque nas organizações em que atuam.

“As mulheres têm capacidade intelectual e colaborativa. Contribuímos economicamente de maneira extremamente forte para nossa nação, mas ainda caminhamos na invisibilidade. A coragem que vem impulsionando a mudança da realidade vem de mulheres se posicionando mais. É preciso união das mulheres para conquistar os espaços, ganhar nossos honorários de maneira digna. Não queremos mais ver as mulheres sofrerem nas mãos dos seus companheiros, não queremos que elas, mesmo trabalhando em pé de igualdade com os homens, permaneçam ganhando 30% a menos”, revelou Eduarda Mourão.

O presidente Chico Lucas lembrou o protagonismo das mulheres na data, ao tempo que chamou atenção para as leis que revogam direitos conquistados e que atingem sobremaneira as mulheres. “As mulheres já são uma voz ativa dentro da sociedade, me sinto representado por todas as falas das mulheres aqui e acho desnecessário que homens falem no dia dedicado a elas. Considero que neste dia luta vocês devam estar atentas às leis danosas, como a Reforma da Previdência, que compromete anos de luta de todas vocês”, alertou.