OAB-PI e INCRA discutem melhorias no atendimento no sul do Estado

Data e Hora: 06/03/2017 19:03:19

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, esteve em reunião no gabinete do superintendente regional do INCRA-PI (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para tratar de uma parceria em prol da regularização fundiária e dos órgãos competentes no Piauí, principalmente no sul do estado.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, ressaltou que a OAB tem o papel de incentivar, fiscalizar e cobrar. Com relação às precariedades locais, como falta de servidores públicos e internet, o dirigente assegurou que OAB vai auxiliar o Incra no que for possível para que se acelere o trâmite de obtenção desses recursos e de realização do concurso público para que possibilite a criação dos escritórios.

“Uma das coisas que pedimos ao INCRA foi a reativação do escritório no município de Bom Jesus/PI. Esse é apenas o início da estruturação que se pretende alcançar, não só em Bom Jesus, como também em outros municípios contando com a participação de mais órgãos diretamente ligados ao sistema agrário”, esclareceu Chico Lucas.

Ao acolher a Ordem no gabinete, o superintendente do INCRA-PI, Howzemberg de Brito Lima, apontou as dificuldades de acesso à internet e falta de servidores no local. No entanto, demonstrou ser favorável a revitalização do escritório dentro das normas técnicas.

O presidente da Comissão de Direito Agrário, Fernando Chinelli, comentou que a parceria entre as instituições abre portas para a evolução da situação do INCRA na cidade de Bom Jesus e posteriormente nas demais cidades. “O objetivo é incentivar e fomentar a abertura de unidades em outras cidades do estado com o objetivo de facilitar o dia a dia do advogado e da população para realizar os serviços na localidade. Portanto, todos serão beneficiados com isso”, disse.

Além do presidente da Ordem, Chico Lucas, estiveram presentes na reunião, o presidente da subseção de Bom Jesus, Bráulio Melo. E representada por Fernando Chinelli, presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB-PI, a comissão contou com a presença da vice-presidente, Danielle Bandeira, e dos membros Antônio Matos, Alano Dourado, Rodrigo Pontes, Guilherme Fonseca, Cosmo dos Santos Rocha, Fco. Carlos Pereira e do advogado Francisco Pitombeira.