Advogados piauienses compõem a etapa Maranhão da Caravana Nacional das Prerrogativas

Data e Hora: 15/02/2017 18:02:50

O advogado piauiense e membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Diego Almeida, compôs a Caravana Nacional das Prerrogativas, que teve início nesta quarta-feira (15), em Caxias – MA. A representante da Comissão de Prerrogativas da OAB-PI Nathana Costa também acompanhou a Comitiva.

A iniciativa do Conselho Federal da OAB em parceria com as seccionais percorre o país realizando reuniões, audiências, visitas, inspeções e palestras com o intuito de preservar a dignidade profissional dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos.

Com bastante participação da advocacia local, a Ordem ouviu as principais reivindicações da classe na região. Os profissionais lembraram a necessidade de resgate da dignidade profissional, através do respeito por parte das autoridades. Outro ponto destacado foi que os advogados precisam pensar coletivamente, como classe, e não somente em interesses individuais.

Para Cassio Telles, vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, a advocacia tem por missão básica defender os direitos dos cidadãos. “Na promoção da Justiça, o advogado é agente indispensável e por isso as caravanas querem levar uma mensagem de valorização e fortalecimento da profissão”, sintetizou.

Foram apresentadas algumas denúncias, como a de juízes que comparecem às comarcas às terças, quartas e quinta-feiras, apenas. Todos conclamaram por mais respeito à advocacia em delegacias de polícia através de conhecimento aos policiais sobre o papel dos advogados e suas prerrogativas, bem como respeito ao direito de conversar diretamente com clientes presos. No campo previdenciário, a demanda era o acompanhamento das perícias médicas pelos advogados no INSS.

Muitos profissionais da advocacia, por outro lado, fizeram questão de ressaltar que, em âmbito geral, existe um bom relacionamento entre advogados, juízes e promotores, com algumas exceções relatadas aos integrantes da Caravana.

Além de Cássio, também participaram o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias; o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz; o membro da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia Leonardo Accioly; o presidente da subseção da OAB Caxias, Agostinho Ribeiro Neto; o representante local para assuntos de Prerrogativas, Adenílson Souza, além de advogados de Codó e Timon.