OAB-PI convida a advocacia para Desagravo Público em Monsenhor Gil

Data e Hora: 15/02/2017 14:02:49

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio do presidente Chico Lucas e da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado, convidam todos os advogados a participar do Ato de Desagravo Público, que será promovido às 09 horas do dia 20 de fevereiro, em frente ao Fórum Tabelião José Augusto, localizado na Rua José Noronha, S/N, Centro, Monsenhor Gil-PI. O Ato será em favor do advogado Aureliano Marques da Costa Neto.

O desagravo foi aprovado durante sessão do Conselho Pleno da OAB-PI, em setembro do ano passado. A medida visa recompor a moral do advogado ofendido no exercício profissional e chamar a classe para se unir contra a violação de suas prerrogativas.

De acordo com o processo nº 5300/2016, o caso, que aconteceu na cidade de Monsenhor Gil, diz respeito ao advogado Aureliano Marques, que acompanhou seus pais em uma audiência, vítimas de um roubo feito por dois menores e teve o pedido de habilitação como assistente do Ministério Público, autor da causa, negado pelo juiz Carlos Alberto Chagas. Diante da recusa, o advogado pediu para que isso fosse colocado em ata.

Após a negativa e diante da insistência do advogado, o magistrado ficou agressivo e ameaçou expulsá-lo da sala. Ele chamou ainda autoridades policias e se negou a registrar o pedido em ata, em suma, violando a prerrogativa do advogado, onde todo seu indeferimento se deu apenas verbalmente.

A presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado, Roberta Oliveira, conclama a classe advocatícia a participar do ato para manifestar apoio ao advogado Aureliano Marques e total repúdio ao ato praticado pelo magistrado. “Não podemos permitir que tais práticas se perpetuem. A Ordem sempre estará vigilante no combate às violações das prerrogativas dos advogados”, declarou.