Presidência Itinerante finaliza etapa nas Comarcas de São João do Piauí e Canto do Buriti

Data e Hora: 13/02/2017 14:02:59

Verificando o funcionamento das instituições judiciárias do interior do Estado, a Comitiva da Presidência Itinerante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, chegou às cidades de São João do Piauí e Canto do Buriti.

Acompanhado por diretores, conselheiros, representantes de comissões e advogados que militam na região, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas constatou uma estrutura adequada nas unidades da Comarca de São João. Já no Fórum da Comarca de Canto do Buriti foi detectada uma estrutura completamente comprometida.

Durante a ação da Presidência Itinerante em São João do Piauí, os advogados foram contemplados com a inauguração da Sala dos Advogados, que homenageou, in memoriam, o advogado Celso Pereira Paulo. A Sala encontra-se instalada na sede do Juizado Especial da Comarca.

Na oportunidade, a Comitiva conheceu as instalações da unidade judiciária e se reuniu com os advogados da Região. O presidente Chico Lucas parabenizou a atuação do juiz titular Maurício Machado diante das problemáticas enfrentadas no dia a dia.

Ao visitar o Fórum da Comarca de Canto do Buriti, os representantes da Ordem se deparam com uma estrutura completamente precária, como falhas na rede elétrica, alagamentos, ausência de servidores, de materiais de limpeza, higiene e de trabalho.

O juiz diretor José Carlos e o promotor Willian Luz conclamaram melhores estruturas para os jurisdicionados, bem como a instalação da Defensoria Pública e do Juizado Especial na Comarca, que apenas é criado por Lei, mas não possui uma sede.

Diante das dificuldades enfrentadas pelos advogados, magistrados e servidores, o presidente Chico Lucas afirmou que fará um ofício para o Procurador Geral de Justiça. “Já estamos fazendo um monitoramento de todas as unidades judiciárias do Estado para que possamos detectar as prioridades, consequentemente as piores instalações existentes no Piauí. Não podemos permitir que essas deficiências do Poder Judiciário comprometam a prestação jurisdicional. Vamos lutar por espaços mais dignos de trabalho”.

O presidente da Subseção da OAB em São Raimundo Nonato, Alexandre Cerqueira, frisou que a intenção é de aproximar a Ordem de todos os advogados da região para o fortalecimento da classe. “A Subseção sempre estará à disposição para que possamos estreitar os laços”, falou.

O conselheiro federal, Celso Barros Neto; o presidente da CAAPI, Rafael Orsano; o diretor tesoureiro, Lucimar Santos; os conselheiros seccionais Diogo Caldas, Fernanda Amaral, Moacir Pena e Conceição Carcará; o membro do Tribunal de Ética Sérgio Angelim, o representante da Comissão de Relacionamento com o Poder Judiciário Rodrigo Vidal e o representante da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados Diórgenes Melo também acompanharam as visitas.