TED solicitou que Polícia Civil notifique prisões de advogados

Data e Hora: 13/02/2017 11:02:37

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PI, Hamilton Ayres, se reuniu com o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, Riedel Batista, para discutir acerca da quantidade de prisões de advogados efetivadas durante o ano de 2016.

De acordo com o presidente do TED, os números chamaram bastante atenção. “Como as polícias estão em contato primeiramente com esses colegas e o TED precisa atuar em razão dessas supostas práticas, nós estivemos com o delegado geral, que nos atendeu muito prontamente e se comprometeu de, com a máxima urgência, oficiar todos os delegados da capital e do interior para que comuniquem o TED, independentemente de solicitação, sempre que houver prisões, indiciamentos ou cumprimento de mandados de prisão de advogados”, explicou.

O acompanhamento de busca e apreensão de advogados, além das prisões, é uma das importantes demandas da OAB. Quando isso acontece, a Ordem deve ser comunicada um dia antes pela Polícia Militar ou Ministério Público, para que no momento da diligência o representante da Ordem esteja presente. Se isso não for cumprido o ato se torna ilegal.

O presidente do TED avaliou como bastante produtivo o encontro, na medida em que, segundo ele, a OAB sai na frente, ganha tempo e coloca em prática a eficiência que todo órgão e setor deve ter em relação a interesses dessas instituições. “Isso agiliza a reação ou a tomada de providências em razão de colegas que tenham praticado supostamente ilícitos que resvalem na questão ético disciplinar’, afirmou Hamilton Ayres.