“Precisamos visitar a Serra da Capivara”, conclama Chico Lucas

  Data e Hora: 09/02/2017 15:02:27

Em encontro com a arqueóloga e presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidon, nessa quarta-feira (08), o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, conclamou a sociedade piauiense a conhecer o patrimônio natural, histórico e cultural do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado na região sudeste do Estado.

A visita ao Museu do Homem Americano fez parte da programação da Presidência Itinerante que ocorre até amanhã em alguns dos municípios que compõem a Subseção da OAB em São Raimundo Nonato.

O presidente Chico Lucas lembrou que a recente vitória na obtenção de recursos para o Parque é resultado de uma Ação Civil Pública ingressada pela OAB-PI, que reconheceu os esforços da FUMDHAM em manter o local aberto a visitantes, em virtude de sua essencialidade para o povo brasileiro, sobretudo para preservação da história do homem americano.

“Essa foi uma vitória de São Raimundo Nonato, da sociedade piauiense, capitaneada pela Ordem dos Advogados, uma instituição que não representa só os advogados, mas sim a cidadania brasileira, controlando a atividade pública, os gestores e trazendo as demandas que envolvam o meio ambiente, por exemplo, para a linha de frente”, frisou Chico Lucas.

Niède se disse contente com a ação da OAB-PI, que, segundo ela, salvou o Parque Nacional. “Uma atitude que eu acho fantástica, baseada no interesse que todos têm pelo Piauí, por essa região, por esse patrimônio único que temos aqui. Precisamos pensar que o Parque Nacional é a única fonte de trabalho aqui na região, desenvolvendo o parque, mantendo o parque, trazendo turistas pra cá”, comentou a arqueóloga, destacando o potencial da região para elevar a economia do Estado.

Chico Lucas alertou para o fato de os piauienses não conhecerem a grandiosidade do Parque e de os gestores e empresários, principalmente, negligenciarem o potencial turístico da região. “Precisamos visitar a Serra da Capivara. O piauienses precisam conhecer esse patrimônio da humanidade, que está localizado em nosso solo”, conclamou.

Como solução, a OAB-PI sugeriu que seja implantada nas escolas da rede estadual, inicialmente as da região, uma disciplina que trate sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, para incentivar o estudo arqueológico, e de outras potencialidades do Piauí, a fim de que o turismo no Estado seja fomentado também pelos piauienses.

Atualmente, o Parque funciona com apenas nove guaritas, das 28 que seriam necessárias para a fiscalização de toda a área e para proteger a fauna e a flora do local. Apesar disso, recebe anualmente 25 mil visitantes. “Nos colocamos à disposição para preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Nós piauienses devemos conhecer e valorizar nossas riquezas naturais”, finalizou Chico Lucas.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias