OAB participa de sessão da 4ª Câmara Cível em Oeiras

Data e Hora: 24/01/2017 17:01:04

Oeiras, a primeira capital do Piauí, recebe desde a segunda-feira (23) ações do Executivo, Judiciário e Legislativo. As solenidades são alusivas ao aniversário de 194 anos da Independência do Piauí. Nesta terça-feira (24), houve duas sessões no Fórum da cidade, uma das Turmas Recursais e outra da 4ª Câmara Cível que, juntas, julgaram cerca de 90 processos.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador Erivan Lopes, o Judiciário já funciona na Comarca com o 1º grau e em homenagem à cidade e ao seu povo, neste ano histórico, o Tribunal de Justiça levou o 2º grau para funcionar na cidade, como ocorria em mais de 90 anos como capital do Piauí.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Lucas Villa, participou da solenidade. “Nós fizemos questão de nos fazer presentes aqui nesse momento tão importante para Oeiras, que é a instalação dos três poderes na primeira capital do Piauí. E é com muita satisfação e prazer que a Ordem vem aqui nesta cidade”, disse o advogado.

Após recesso forense e férias, o desembargador Erivan Lopes, que retornou recentemente às suas funções, explica ainda que foi instalada a presidência do Tribunal e de mais dois órgãos que irão funcionar no município, exatamente em reverência à história de Oeiras. “A cidade, que completa seus 300 anos, merecia as novas instalações do Fórum que entregamos há pouco tempo. São instalações amplas e seguras que favorecem as condições de trabalho de magistrados e servidores. Isso permite uma prestação jurisdicional mais rápida e eficiente, terminando por atender aquilo que mais nos interessa que é a população”, disse.

O desembargador Sebastião Martins disse, na ocasião, que o Judiciário está fazendo o caminho de volta do Conselheiro Saraiva. “Com a transferência da capital, ficou aqui um imenso vazio, então estamos trazendo de volta o poder judiciário do estado do Piauí, um momento importante para todos, sobretudo aos oeirenses”, finalizou.