OAB-PI assina termo de cooperação com Cendrogas

Data e Hora: 19/01/2017 08:01:46

Na manhã desta quarta-feira (18), a Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB-PI participou da celebração do termo de cooperação técnica para a realização do “Curso de noções básicas de prevenção às drogas”, gerenciado pela Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas do Estado do Piauí (Cendrogas). O evento aconteceu no Palácio de Karnak e contou com a participação de órgãos e instituições ligadas direta ou indiretamente com o tema.

Segundo a presidente da Comissão de Política sobre drogas da OAB-PI, Silvania Leal, o curso visa promover orientação, formação e capacitação de educadores de escolas públicas dos municípios do estado do Piauí, onde o público alvo é a juventude.

“Nosso objetivo é que psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares e profissionais que atuam nos CAPS, CRAS, CREAS, atuem com interface na prevenção e cuidado dos problemas relacionados ao uso de drogas no Estado do Piauí, principalmente a juventude, para que não façam uso de substâncias tóxicas, que possam torná-los dependentes químicos”, disse a advogada.

Durante a solenidade, o secretário de governo do Estado, Merlong Solano, falou um pouco de como as ações de repressão ainda são mais realizadas do que as de prevenção, que ficam mais à margem das ações do estado. “No Brasil, temos experiências muito exitosas no trabalho com a droga por outros caminhos que não a criminalização. São trabalhos que vão desde a um marco regulatório até as propagandas televisivas. Com essa cooperação, vemos que estamos no caminho certo, valorizando a formação e a sensibilização das pessoas”, pontuou.
Para ele, esse é um trabalho continuado que já envolveu a Polícia Militar, a exemplo do Proerd com as crianças; o Cendrogas, e agora, na linha de frente, os profissionais que trabalham nas escolas, nos conselhos comunitários e na assistência social dos municípios.

Sâmio Falcão, coordenador do Cendrogas, esclareceu que essas capacitações já foram realizadas em dez municípios do Piauí entre 2015 e 2016, passando por Demerval Lobão, José de Freitas, União, São Miguel do Tapuio, Cocal de Telhas, Lagoinha do Piauí, Barro Duro, Palmeiras, Jatobá do Piauí e Aroiases. Em 2017, as capacitações serão iniciadas pelo município de Água Branca. “Foram 1.500 profissionais atingidos, num trabalho muito importante de tornar essas pessoas multiplicadoras das nossas ações”, finalizou, agradecendo a participação dos representantes dos órgãos.

Estiveram presentes o presidente da OAB, Chico Lucas; o secretário de saúde, Dr. Francisco Costa; secretário de assistência social, Henrique Rebelo; superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Wellendal; o delegado da Polícia Federal, Ronaldo Prado; o delegado de Polícia Civil, Menandro Pedro; a vereadora Cida Santiago; o representante da FENNOCT, Francelino; a reitora em exercício da UESPI, Profª. Bárbara Melo e pró-reitor dos cursos de extensão da UESPI, Prof. Dutra, e a membro da Comissão de Políticas Públicas sobre drogas da OAB/PI, advogada Agda Rosal.