OAB-PI integra a 6ª Edição da Campanha da Justiça pela Paz em Casa

Data e Hora: 05/12/2016 18:12:10

A OAB-PI, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), integrou a 6ª Edição da Campanha da Justiça pela Paz em Casa, ocorrida entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, em Teresina, Parnaíba e Picos. A Semana de Justiça pela Paz em Casa é uma ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a presidente da Comissão, Andréa Aragão, audiências no Juizado de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher da Capital e ações sociais preventivas, estiveram na programação, ocorridas na Central de Abastecimento do Piauí (CEAPI), na última terça-feira (29) e no Shopping da Cidade, no dia primeiro de dezembro.

"Nós abraçamos essa causa com muito carinho, participando das ações sociais e também das audiências. É preciso diminuir esses índices de violência doméstica contra a mulher. Nesse sentido, o esforço concentrado visa dar agilidade e resolutividade aos processos que envolvem violência ou grave ameaça contra a mulher, em que têm como motivação o crime de gênero, crimes de feminicídio, de violência doméstica e familiar”, destacou a integrante e coordenadora do Núcleo da CMA, Karla Oliveira.

Karla Oliveira afirmou ainda que maioria da população desconhece a Lei Maria da Penha e não sabe onde buscar auxílio. Sobre isso, a integrante da Comissão destacou a importância da ação social em transmitir informações diretamente à mulher, por meio das cartilhas educativas, e orientá-las sobre seus direitos.

Durante a realização de uma roda de conversa com os oficiais de Justiça, na sede do Sindicado dos Oficiais de Justiça do Estado do Piauí (SINDOJUS/PI), a advogada Karla Oliveira destacou a importância do papel do oficial de justiça como agente público que materializa o cumprimento dos mandados, elo importante para a finalização do processo. O Núcleo Multidisciplinar do TJ-PI, o presidente do Sindicato, Maécio Maia, e o juiz auxiliar da presidência Antônio Oliveira, também estiveram no encontro.

A Semana contou ainda com a participação da Comissão Nacional Mulher Advogada da OAB, do Núcleo da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID-MP/PI), da Fundação Wall Ferraz, da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres, do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência da Defensoria Pública, das Delegacias Especializadas de Proteção dos Direitos das Mulheres, da Central de Flagrantes de Gênero, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Francisca Trindade, do Centro de Referência Esperança Garcia (PMT), Coordenadoria Municipal de Políticas de Mulheres.