OAB-PI participa de posse da nova diretoria do TRT-22

Data e Hora: 05/12/2016 18:12:55

A OAB-PI participou de solenidade de posse da nova diretoria do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região na última sexta-feira (2). Assumiram a presidência e a vice-presidência, os desembargadores Giorni Alan Machado Araújo e Arnaldo Boson Paes, respectivamente, para o biênio 2017-2018.

Em seu discurso, o desembargador Giorgi Alan enfatizou a importância dos sindicatos e da evolução das instituições sociais, com a correção de suas respectivas distorções, para que se tenha um crescimento qualitativo no desenvolvimento do país. “Voltarei minha atenção para o público interno, para otimizar a prestação de serviços dos colaboradores e, assim, poder atender melhor e com mais eficácia ao público externo, que é o jurisdicionado dessa corte”, disse o novo presidente do TRT-22.

O novo presidente do TRT-22 comentou que não é cansativo repetir que a Justiça do Trabalho – assim como a organização sindical – é uma conquista da sociedade brasileira. “É notório que a satisfação das necessidades públicas pelo Estado não objetiva a produção de superávit financeiro. Tanto é assim, que a arrecadação de impostos é desvinculada de qualquer atividade estatal – o que constitui conceito basilar do Direito Tributário”, ressaltou Giorgi Alan.

Em sua fala, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, destacou o trabalho realizado pela atual diretoria, composta pela presidente Enedina Maria Gomes dos Santos e pelo vice Manoel Edilson Cardoso. “O ano de 2016 foi marcado por ataques violentos ao Direito do Trabalho, como por exemplo o corte orçamentário, na tentativa de diminuir a relevância da Justiça do Trabalho. Mesmo na dificuldade, o TRT-22 continua como um dos mais produtivos e com excelentes resultados no CNJ”, ponderou.

Chico Lucas ainda garantiu o apoio da classe à nova diretoria para dar continuidade a defesa da Justiça do Trabalho. “Os desafios da nova diretoria são a de manter o trabalho dos antecessores e de ampliar ainda mais a relevância da Justiça do Trabalho. Trata-se de um trabalho coletivo, e nós advogados desejamos boa sorte. Conte com o apoio da OAB”, disse o presidente da OAB-PI.

Também estiveram presentes na solenidade, o ministro Brito Pereira, representando o Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho; a vice-governadora do Estado do Piauí, Margarete Coelho; a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Jeane Carvalho de Araújo; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PI, Elmano Lacerda, e demais advogados.