Presidência Itinerante constata carência de juízes e servidores no Sul do Estado

Data e Hora: 21/11/2016 17:11:25

Uma comitiva formada por dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, esteve em visita à região Sul do Estado, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, para identificar junto aos profissionais locais os principais gargalos do judiciário. Essa foi a segunda edição da Presidência Itinerante, que pretende percorrer todas as Subseções da OAB no Estado, a fim de elaborar um mapa com as deficiências encontradas e buscar soluções junto aos órgãos competentes.

Desta vez, os representantes da OAB-PI estiveram nas cidades de Uruçuí, Manoel Emídio, Cristino Castro, Curimatá, Bom Jesus e Avelino Lopes. Na ocasião, os representantes da OAB visitaram as delegacias, fóruns e juizados, além de terem promovido encontros com os advogados para ouvir suas reais necessidades.

Em Uruçuí, a Seccional visitou a Delegacia de Polícia, Fórum, Vara do Trabalho e as futuras instalações do Juizado Especial Cível e Criminal local. Os advogados tiveram ainda a oportunidade de conversar com o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, durante um café da manhã para apresentar suas críticas e sugestões.

A segunda cidade a ser visitada foi Manoel Emídio. Lá a OAB constatou a carência de um juiz titular na Comarca, o que prejudica a prestação jurisdicional. Na ocasião, os advogados pleitearam a implantação de um Juizado Especial vinculado à Vara Única, a fim de dar vazão às demandas processuais.

Em Cristino Castro o problema detectado pela comitiva da Ordem foi a falta de estrutura física e a carência de servidores do judiciário. O Fórum da Comarca está funcionado de forma precária, sem acessibilidade. O juiz Rafael Mendes Silva agradeceu a iniciativa da OAB e afirmou que acredita que trará melhorias.

Na Vara Única de Bom Jesus a maior dificuldade encontrada foi a falta de um juiz titular na Vara Única. Na Vara Agrária de Bom Jesus o problema diz respeito à ausência de servidores e à precária estrutura física. Em seguida, os advogados foram à Penitenciária da cidade, onde detectaram a necessidade de uma reforma estrutural no local.

Chico Lucas também se reuniu com advogados da região em um jantar, onde eles puderam falar sobre suas principais necessidades de trabalho. Ainda na ocasião, o presidente da Subseção de Bom Jesus, Bráulio Melo, lançou a Campanha "Advogados do Bem", que tem o objetivo de ajudar famílias carentes neste Natal com arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis.

“Estivemos durante três dias visitando as cidades e verificando quais são os problemas que afligem a advocacia e dificultam seu exercício profissional. Concluímos que, assim como em outras regiões do estado, o maior problema ainda é a carência de juízes e servidores, além da estrutura física precária em algumas cidades. Ao final, iremos produzir um relatório para pedir soluções ao judiciário. Queremos que os advogados piauienses possam exercer sua profissão de maneira digna e que o Poder Judiciário possa ser cada vez mais célere”, afirmou Chico Lucas.

Além do presidente da OAB-PI, integraram a comitiva os advogados Bráulio Melo, Guilherme Fonseca, Fernando Chinelli, Diogo Caldas e Lucimar Santos Filho, além dos advogados da região Laise Wener, Laionara Corrêa, Michel Galotti, Júnior Martins, Maiara de Sousa, Fagner Pires, Pedro Torquato, Manoel Aguinaldo e Paulo Nelson.