OAB-PI sedia evento sobre segurança no futebol

Data e Hora: 18/11/2016 12:11:02

O auditório da OAB-PI está em clima esportivo nesta sexta-feira (18). Isso porque a Seccional foi sede do evento “Marco Zero de Segurança no Futebol”, realizado pela Federação de Esportes do Piauí (FFP), com apoio do Tribunal de Justiça Desportivo do Piauí (TJD) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí.

O evento comemora o centenário dos campeonatos piauienses, que iniciaram em 1916 na cidade de Parnaíba e evoluíram ao longo do tempo chegando até os dias atuais. O presidente da FFP, Cesarino de Oliveira Sousa, explicou que a Federação está realizando um conjunto de atividades em alusão a essa data. “Essas atividades visam capacitar os dirigentes e aquelas pessoas que vivem do futebol, reforçando os conhecimentos na área de gestão esportiva”, conta.

Para ele, a segurança se tornou um marco preocupante em relação à evolução do futebol. “Em 2015, nós evoluímos para uma série seguinte do futebol brasileiro, e isso fez com que nosso estado recebesse jogos da série C e D. Com isso, tivemos alguns problemas que vemos no mundo e no Brasil, como agressões entre polícia e torcedores. Não é isso que queremos pro futebol, queremos que as famílias possam frequentar os estádios com seus filhos menores, para que eles sejam os torcedores do futuro”, explanou o presidente afirmando que a segurança é o desafio atual a ser encarado no futebol.

O major da Polícia Militar do Pará, Luiz Octavio, foi quem ministrou a palestra, que levou como tema “Torcidas Organizadas e os movimentos sociais”, que debateu sobre as ferramentas legais de enfrentamento à intolerância desportiva. O major comentou sobre a origem das torcidas organizadas na Europa, sua influência e similaridade no Brasil, bem como a semelhança com os black blocs brasileiros das manifestações de 2013 pelo passe livre e os Hooligans ingleses, no que se refere à violência praticada por torcedores.

Também foi pauta de discussão o marco de segurança no futebol como ferramenta de combate à intolerância esportiva, e sua relação com a portaria nº29, de 27 de outubro de 2015 do Ministério do Esporte.

Participaram da mesa de abertura o presidente da FFP, Cesarino de Oliveira Sousa; o Ministério Público, na pessoa da Promotora de Justiça da 32ª Promotoria, Maria das Graças do Monte Teixeira; o representante do PROCON, Edivar Cruz Carvalho; o presidente da Comissão de Arbitragem, José Estefon; o representante do TJD, Luciano Benigno; Samuel Araújo, representando o presidente do 4 de julho Esporte Clube; o delegado Thalles de Moura Gomes, representando o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu; e Danilo Félix, representando a torcida organizada do River.

Ao fim do evento, a FFP apresentará um documento que dará subsídios para enfrentar esses problemas no dia a dia e em 2017. Haverá ainda, dentre as atividades, um Curso de Iniciação e Atualização do Futebol em parceria com a OAB.