CEJA e CJA participam de encontro no Acre

Data e Hora: 16/11/2016 14:11:55

Entre os dias 10 e 12 de novembro, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre (OAB/AC), por meio da Comissão do Jovem Advogado (CJA), realizou o XV Encontro Nacional da Jovem Advocacia, que teve como objetivo compartilhar experiências entre advogados, órgãos do Poder Judiciário e usuários de seus serviços.

O Encontro contou com vasta programação, como Colégio de Presidentes de Comissões de Jovens Advogados, debates, cursos e palestras jurídicas voltadas para a jovem advocacia como instrumento de cidadania.

O presidente do Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) da OAB/PI, Pedro Costa, ressaltou a essencialidade do evento no âmbito de discussão dos problemas enfrentados pela jovem advocacia na atualidade. Para ele, o encontro realizado no Acre contribuiu sobremaneira para o esclarecimento de questões pertinentes a essa categoria da advocacia, que em linhas gerais necessita de atenção especial da Ordem dos Advogados.

“O encontro serviu não apenas para levar à tona as demandas do Jovem Advogado Piauiense, mas também para tomarmos conhecimento dos anseios gerais dos jovens advogados pelo Brasil afora. Dessa forma, pudemos trocar dados, adquirir e repassar conhecimento e experiências que, discutidos em colegiado, podem trazer benefícios inestimáveis à categoria como um todo”, disse o presidente do CEJA.

Pedro Costa destacou ainda a importância da aprovação da proposição encaminhada pelo CEJA/PI, a Campanha de Valorização da Advocacia, aprovada por unanimidade e que consolidou em âmbito nacional a discussão sobre a conscientização da sociedade acerca da contratação regular do advogado, debate tido como bandeira do Conselho Estadual do Jovem Advogado no Piauí.

O advogado asseverou que esse é o primeiro passo da caminhada rumo à valorização da classe, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido. “Precisamos ter em mente que a conscientização acerca da contratação regular é apenas o começo de uma luta essencial para a valorização da nossa classe, especialmente o jovem advogado, que muitas vezes acaba se submetendo a condições impróprias até mesmo por falta de informação. É um caminho árduo, mas que estamos dispostos a percorrer, para pôr o advogado na condição que lhe é devida enquanto pilar da cidadania”, esclareceu.

A presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB Piauí, Nádia Santiago, também esteve presente no encontro e ressaltou que a participação no colégio nacional de presidentes foi de suma importância. “Foram debatidos projetos e ideias para defender, engrandecer, aperfeiçoar e melhorar a jovem advocacia, que dentre tantas razões é a que mais passa por dificuldades no início da carreira. O objetivo foi único e comum entre as seccionais: valorizar e fortalecer a jovem advocacia”, reafirmou a advogada.

Também participaram do encontro a vice-presidente do CEJA, Lívia Veríssimo; o secretário-geral, Germano Coelho; a secretária-geral da comissão do Jovem Advogado, Camila Dias, e o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.