OAB-PI lança documentário sobre o Regime Militar no Piauí

  Data e Hora: 10/11/2016 11:11:11

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, lançou na noite desta quarta-feira (9) um documentário sobre o Regime Militar no Piauí intitulado “Recordar, Gravar, Seguir: Memórias de um Tempo de Luta”. Segundo o presidente Chico Lucas, o evento foi um sucesso e contribuiu para o registro e produção intelectual do Estado.

A exibição aconteceu no Auditório da OAB-PI e reuniu advogados, homenageados e acadêmicos do curso de Direito e áreas afins. O documentário revelou histórias marcantes, por meio de memórias e lugares de fala, com o intuito de recriar o ambiente e as relações em meados dos anos 60, 70 e 80, em âmbito nacional e sobretudo local.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, afirma que a ideia do documentário surgiu pela falta de acervo e registros do período de Regime Militar no Estado do Piauí. “A Comissão de História, Memória, Verdade e Justiça resolveu fazer esse trabalho e nós abraçamos com a nossa equipe de imprensa e membros da casa. Estamos muito felizes por esse lançamento, que foi apenas o primeiro de muitos que queremos desenvolver para contribuir com produção intelectual do estado”, comentou Chico Lucas.

De acordo com o presidente da Comissão de História, Memória, Verdade e Justiça da OAB-PI, Jarbas Avelino, o documentário se propõe a debater o Regime Militar por um perspectiva ligada à advocacia e mostra a atuação da classe durante o período. “Ao concluir o documentário, percebemos que quanto mais nos afastamos cronologicamente do regime militar, mais nos aproximamos dele novamente, isso porque as leituras vão enfraquecendo na ideologia e se fortalecem no conhecimento do processo e suas consequências”, disse.

Após a apresentação do documentário, o sociólogo Antônio José Medeiros e o advogado e professor de História Alessander Mendes coordenaram o Painel “O Passado e suas Veredas: histórias, memórias, percursos ou a ditadura e suas marcas?”, um diálogo entre sociologia e direito. Além disso, a jornalista e cientista política Karina Matos ministrou uma oficina sobre como elaborar um documentário.

Foram homenageados durante o evento Antônio Carlos de Oliveira, Antônio José Castelo Branco Medeiros, Antônio Jurandy Porto Rosa, Carlos Said, Celso Barros Coelho, Deusdedit Sousa, Eliane Maranhão da Silva Thé, Iracema Santos Rocha da Silva, Jesualdo Cavalcanti Barros, João Washington de Andrade Melo e Reginaldo Santos Furtado.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias