Falta de servidores é apontada como maior problema durante Caravana em Oeiras

  Data e Hora: 20/10/2016 22:10:33

Ouvindo sugestões e reclames da advocacia e da sociedade oeirense, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Relação com o Poder Judiciário (CRPJ) e com o apoio da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do Conselho Federal da OAB, iniciou nesta quinta-feira (20) a segunda etapa da Caravana de Interiorização.


Realizada no novo Fórum da Comarca de Oeiras, a ação promoveu uma audiência pública para ouvir os anseios da advocacia, da sociedade civil e da magistratura local, a fim de conhecer os maiores desafios e traçar um perfil do Judiciário da região.


Dentre as problemáticas, a falta de servidores e a necessidade da criação de mais Varas foram os pontos mais abordados pelos presentes. Para o presidente da CRPJ, Einstein Sepúlveda, a iniciativa busca a interiorização das ações da Comissão, diante das gravidades enfrentadas pelo Poder Judiciário Piauiense. “Nossa intenção é que a nossa relação com o Judiciário seja a mais franca e transparente possível. Nós estamos inseridos no pior sistema de distribuição de Justiça do país e precisamos mudar essa triste realidade”, destacou.


Einstein Sepúlveda apresentou ainda um estudo sobre a agregação das Comarcas, que está sendo realizado pela presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.


Representando a Comissão Nacional de Acesso à Justiça, o conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto afirmou que por meio da audiência pública será possível conhecer as maiores deficiências do Judiciário da região, para posteriormente apontar possíveis soluções. “O Judiciário Piauiense também é uma preocupação do Conselho Federal da OAB, por isso estamos conhecendo de perto a realidade enfrentada pela sociedade e pelos advogados militantes da região de Oeiras. Ao final, vamos criar um relatório que conterá todas as informações coletadas durante as ações da Caravana”, disse.


Secretariando os trabalhos, a integrante da CRPJ Sabrina Araújo colheu todas as informações e frisou que a falta de servidores públicos afeta todo o sistema do Judiciário local. Segundo ela, essa realidade também é vivencia pelo resto do Estado.


A presidente da Subseção de Oeiras, Sânia Mesquita, parabenizou a iniciativa da Ordem e completou afirmando que ações como estas contribuem para a transformação do Poder Judiciário do Estado. Ainda nesta etapa, a Caravana percorrerá também a cidade de Picos, onde outra audiência pública ouvirá advogados e a sociedade civil picoense.


Presenças


Rafael Orsano, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí; Lediane Rêgo, presidente da Subcomissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados; Rodrigo Vidal, Gustavo Rodrigues e Adélia Santos, integrantes da CRPJ; Daniel Godim, juiz de Direito da Comarca de Simplício Mendes; João Batista, promotor de Justiça da Comarca de Simplício Mendes; Carlos Reis, promotor de Justiça da Comarca de Oeiras; Marcos Mendes, juiz de Direito do Juizado Cível e Criminal de Oeiras; Paulina Almeida, presidente do Sindicato Municipal dos Professores da Rede de Ensino; Rodrigo Sá e Paulo Henrique, advogados e integrantes da Comitiva; e Leandro Damasceno, defensor público.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias